A Rede
Campanhas
Participe
Dados da Fome
Resultados
Nutrição
Comunicação e Imprensa
Interatividade
Contato
Quem Somos
Nossa História
O que Fazemos
Como Atuam os Bancos de Alimentos
Bancos Associados
Como participar
Núcleos Bancos de Alimentos
Coordenação da Rede
Relatórios
Perguntas e Respostas
Sábado Solidário
Super Natal
Clique Alimentos
Inverno Sem Fome
Campanha do Quilo
Feiras, exposições, shows e eventos esportivos
Porque Participar
Como Participar
Utilizando Incentivos
Quem já Participa
Como Criar um Banco de Alimentos em sua Cidade
Bancos de Alimentos no mundo
Segurança Alimentar e Nutricional
Projetos
Receitas
Dicas
Livros e Manuais
Vídeos sobre Nutrição
Notícias da Rede
Releases
Agenda
Revistas
Newsletter
Premios e Reconhecimento
Vídeos
Galeria de Fotos
Papel de Parede
Cartão Virtual
Redes Sociais
Sábado Solidário: RS se mobiliza em um grande movimento solidário neste dia 7 de dezembro
Neste sábado, a Rede de Bancos de Alimentos do RS promove mais uma edição do Sábado Solidário. Dia 7, 24 cidades, de 16 Bancos de Alimentos integrantes da Rede, promoverão o evento.
Os Bancos de Alimentos são organizações sem fins lucrativos que atuam minimizando a fome nas localidades onde estão instalados. Arrecadam, classificam, armazenam e doam alimentos às instituições beneficentes cadastradas (creches, asilos, lares de excepcionais, entre outros).
Voltar
O que são microorganismos?
01/11/2011
Os microrganismos são seres vivos muito pequenos, tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu. Há três tipos de microrganismos: os bons, os maus e os perigosos.
Por que as gestantes precisam comer peixe?
26/07/2011
Apesar de serem vistos como os vilões da boa alimentação, as gorduras nem sempre são prejudiciais. É o caso dos ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6. Estas gorduras são encontradas em estado líquido (óleos), na temperatura ambiente e também são conhecidos como ácido α-linolênico (ômega-3) e ácido linoléico (ômega-6).
Como melhorar o sistema imunológico
O sistema imunológico é uma complexa rede de tecidos, órgãos, células e substâncias que protegem o nosso corpo contra várias doenças. Como o corpo está constantemente em contato com microorganismos, esse sistema defende o organismo de agentes invasores externos. Para o sistema imunológico funcionar adequadamente é necessária harmonia e equilíbrio.
Cálcio na Prevenção da Osteoporose
A expectativa de vida vem crescendo de forma acelerada no mundo inteiro, principalmente nos países em desenvolvimento como o Brasil. O processo de envelhecimento causa alterações fisiológicas e anatômicas, com conseqüente repercussão na saúde e na nutrição do idoso.
Importância de Ferro na Alimentação Infantil
13/07/2011
O ferro é um micronutriente muito importante para o funcionamento do organismo humano. Ele tem como funções a formação de hemácias, transporte de oxigênio para as células, produção de enzimas, entre outras. Tanto o excesso como a deficiência deste elemento são prejudiciais à saúde.
Malefícios da utilização de bicos e mamadeiras na infância
As chupetas e bicos são largamente utilizados em vários países, constituindo importante hábito cultural em nosso meio. As chupetas são geralmente usadas para acalmar o bebê, porém seu uso pode levar à menor freqüência de amamentação. Além disso, as chupetas como os bicos podem ser nocivos por transmitirem infecções, sendo importante veículo de contaminação.
Alergia à proteína do leite de vaca
07/07/2011
A alergia ao leite de vaca é uma doença praticamente exclusiva às crianças nos primeiros meses de vida ou durante a infância, raramente surge na adolescência. Em bebês, a alergia alimentar mais frequente é ocasionada pelas proteínas do leite de vaca.
Consumo de cafeína na gestação
14/04/2011
O café contém diferentes componentes químicos, sendo a cafeína o principal princípio ativo. A cafeína é uma substância ativa que atua como estimulante do sistema nervoso central e está presente em vários alimentos e também em alguns analgésicos. Estudos realizados em diferentes países evidenciaram a correlação entre a ingestão de cafeína com algumas intercorrências desfavoráveis com o bebê, tais como, redução do crescimento fetal, prematuridade, baixo peso ao nascer, aborto espontâneo, entre outros.