Voltar

Dica

Cálcio na Prevenção da Osteoporose

 

 

n/d

 

 

 

         A expectativa de vida vem crescendo de forma acelerada no mundo inteiro, principalmente nos países em desenvolvimento como o Brasil. O processo de envelhecimento causa alterações fisiológicas e anatômicas, com conseqüente repercussão na saúde e na nutrição do idoso.

Uma das complicações muito frequentes nesta fase da vida e, que vem se tornando um desafio para a saúde pública, é a osteoporose, definida como um distúrbio osteometabólico que resulta em redução da massa óssea, levando à fragilidade mecânica e a conseqüente predisposição as fraturas. Esta doença faz parte do processo de envelhecimento e atinge com mais severidade as mulheres.     

Contudo, a osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas, como a modificação do estilo de vida, incluindo a alimentação.  O cálcio tem papel fundamental na manutenção da estrutura óssea dos indivíduos e, um bom aporte deste micronutriente desde a infância, diminui as possibilidades de ocorrência de osteoporose no futuro, embora ele seja necessário durante toda a vida

Segundo o Consenso Brasileiro de Osteoporose (2002) a ingestão diária de cálcio deve ser de 1500mg para mulheres pós-menopausa e 1000mg para homens, devendo ser aumentada para 1500mg após os 65 anos de idade. O melhor caminho para atingir estas recomendações são as fontes alimentares de cálcio, porém, estudos evidenciam que a média de consumo deste mineral não atinge os níveis recomendados e, nestes casos, alimentos fortificados ou suplementos são recomendados.

As principais fontes alimentares de cálcio incluem leite de vaca e derivados (coalhada, queijo minas, queijo prato, requeijão, iogurte), ovos, feijão, sardinha enlatada, verduras verde escuras (brócolis, couve, espinafre).


Autor: Acadêmicas de Nutrição Maria Bernadete da Silva, Luciane Schulz e Thaís Von Mühlen

Revisão: Nutricionistas Denise Zaffari e Mariana Brito



Referências:
Pereira SEM, Mendonça LMC. Osteoporose e Osteomalacia. In: Freitas, EV et al. (Orgs) Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Ed. Koogan, 2002.
Passanha A. et al. Caracterização do consumo de leite em idosos. Rev Bras Cresc e Desenv Hum 2011; 21(2): 319-326.

Carvalho CMRG et al. Educação para a saúde em osteoporose com idosos de um programa universitário: repercussões Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(3):719-726, mai-jun, 2004.

Vitolo, Márcia Regina (Ed) Nutrição: da gestação ao envelhecimento. – Rio de Janeiro: Ed Rubio, 2008.
    
 

 

26/07/11

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne