Voltar

Quem Somos

A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul foi criada em 2007, com o objetivo de ampliar as atividades do Banco de Alimentos de Porto Alegre, o primeiro Banco de Alimentos criado no Brasil. A Rede visa estabelecer uma padronização de serviços e alinhamento da metodologia, levando os benefícios do Banco de Alimentos para todo o Estado. 

Atualmente são 25 Bancos de Alimentos associados no Rio Grande do Sul, abrangendo 31 municípios e seguindo a mesma sistemática de trabalho, levando alimento, saúde e segurança alimentar para as comunidades carentes. 

Mias de 70 milhões de quilos de alimentos já foram soados através dos Bancos de Alimentos associados. Somente no período da Pandemia, os Bancos de Alimentos associados à Rede doaram mais de 14 milhões de quilos de alimentos, os quais foram distribuídos para 964 entidades e milhares de famílias, contribuindo para a alimentação de 3 milhões de pessoas.

 

Missão

A Rede de Bancos de Alimentos busca combater a fome e criar, estimular e padronizar Bancos de Alimentos no Brasil, levando mais alimento, saúde e segurança alimentar às pessoas que precisam.

 

Visão

Ser referência nacional no combate à fome e desenvolvimento de Bancos de Alimentos, pela excelência na gestão e metodologia adotada, expandindo a Rede nas localidades mais carentes do Brasil.

 

Valores

• Direito à alimentação em primeiro lugar;
• Respeito às pessoas;
• Qualidade dos alimentos e serviços oferecidos;
• Segurança alimentar e excelência técnica em todos os processos;
• Melhorar a auto-estima e levar esperança aos necessitados;
• Responsabilidade e compromisso com a sociedade;
• Estimular o voluntariado.

 

Símbolo dos Bancos de Alimentos Associados
 
n/d

Para o Banco de Alimentos o pássaro carregando a espiga de trigo, simboliza a doação.

O comprometimento que o pássaro tem em buscar o alimento para seu filhote até que esse consiga voar e se alimentar sozinho, é a mesma proposta de trabalho do Banco de Alimentos, que busca alimentos onde sobra e leva para quem precisa, até que essas pessoas consigam andar sozinhas, ou seja, obter seu próprio alimento. 

 

 

 

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne