Voltar

Segurança Alimentar

 

Segurança Alimentar e Nutricional é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades, com base em práticas alimentares promotoras da saúde, social, econômica e ambientalmente sustentáveis. (LOSAN, 2006)

 

Segurança Alimentar

A Área de Segurança Alimentar do Banco de Alimentos é coordenada por uma Nutricionista - Responsável Técnica, que atua em regime de tempo integral. Entre as atribuições da nutricionista estão o controle de qualidade dos alimentos perecíveis e não perecíveis, desde a chegada até a distribuição nas Instituições beneficiadas pelo Banco. Importante salientar que o Banco de Alimentos, em parceria com redes de supermercados, distribuí também hortifrutigranjeiros contribuindo para complementar a alimentação das pessoas atendidas pelas Instituições beneficiadas, uma vez que estes alimentos são fontes ricas de vitaminas e minerais, completando assim todos os grupos de alimentos necessários a uma alimentação saudável.

 

Vigilância Nutricional

O Banco de Alimentos conta ainda com a parceria da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, uma vez que o Banco faz parte de um dos Projetos Sociais da Universidade na Área da Saúde. Este trabalho é operacionalizado através das atividades acadêmicas dos alunos do Curso de Nutrição (voluntários, estagiários curriculares e bolsistas), coordenados por professoras do Curso e pelas nutricionistas do Banco. As atividades desenvolvidas pelos estagiários estão inseridas em um Projeto de Promoção e Educação em saúde, realizadas em Instituições localizadas em Porto Alegre e que recebem alimentos do Banco (Escolas de Educação Infantil e de atendimento à adolescentes). Além da UNISINOS o Banco conta com estagiários da PUC e voluntários da UFRGS e UFCSPA.

O trabalho de vigilância nutricional desenvolve-se através da realização de avaliação do estado nutricional das crianças e adolescentes atendidos pelas Escolas.

 

Promoção à Saúde

A partir da vigilância Nutricional são planejadas ações de Promoção à Saúde, realizadas através de intervenções de Educação nutricional e em saúde com atividades lúdicas.

As intervenções incluem atendimento individual das crianças, entrevistas e reuniões com pais e atividades de Educação Alimentar (teatro, teatro de fantoches, estórias, brincadeiras, oficinas de culinária, manipulação de massa de modelar, desenhos, pinturas, jogos, etc.). Educadores e manipuladores de alimentos (cozinheiras e auxiliares de cozinha) também são avaliados e atendidos, de forma individual ou em grupo, quando necessário.

Já foram identificados junto às instituições problemas de nutrição: obesidade, baixo peso, baixa estatura, anemia ferropriva e falciforme, doença celíaca, intolerância à lactose, alergia à proteína de vaca, entre outras muito comuns nas comunidades atendidas.

São realizadas, também, capacitações para manipuladores de alimentos (cozinheiras e auxiliares de cozinha) das Instituições, visando sensibilizar os participantes em relação à higiene na manipulação dos alimentos, à adequada higienização e o preparo de receitas de reaproveitamento dos alimentos para aumentar o seu valor nutritivo.

As atividades de Promoção à Saúde não se limitam apenas às Instituições beneficiadas, sendo realizadas também em diversos Eventos (Transposul, Ação Global para a Saúde, Ação e Cidadania, Expointer, etc) e em Escolas da rede municipal, estadual e privadas. Outros cursos da Universidade também realizam atividades no Banco como a Engenharia de Alimentos, contribuindo no controle de qualidade dos alimentos.

 

Equipe Técnica 

  • Adriana Lockmann, nutricionista Chefe e responsável pelo Projeto Passos da Longevidade
  • Ana Paula Matos, Psicóloga do Projeto Passos da Longevidade
  • Leise Salazar, Assistente Social do Projeto Passos da Longevidade
  • Débora Machado, Nutricionista responsável pelo Projeto Cozinha Nota Dez
  • Stéphane Maciel Garra, Nutricionistas responsáveis pelo Projeto Nutrindo o Amanhã 
  • Raquel Silva, Pedagoga do Projeto Nutrindo o Amanhã
  • Keyla Maressa Paraiba Domingues, Nutricionistas responsáveis pelo Projeto Funcionalidade para Idosos
  • Nathalia Perazzo, Nutricionista responsável pelo Projeto Oficina do Sabor
  • Rafael Vercelino, Fisioterapeutas responsáveis pelo Projeto Funcionalidade para Idosos
  • Luciana Pio de Almeida, Educadora Física do Projeto Funcionalidade para Idosos



 

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne