A Rede
Campanhas
Participe
Dados da Fome
Resultados
Nutrição
Comunicação e Imprensa
Interatividade
Contato
Quem Somos
Nossa História
O que Fazemos
Como Atuam os Bancos de Alimentos
Bancos Associados
Como participar
Núcleos Bancos de Alimentos
Coordenação da Rede
Relatórios
Perguntas e Respostas
Sábado Solidário
Super Natal
Clique Alimentos
Inverno Sem Fome
Campanha do Quilo
Feiras, exposições, shows e eventos esportivos
Porque Participar
Como Participar
Utilizando Incentivos
Quem já Participa
Como Criar um Banco de Alimentos em sua Cidade
Bancos de Alimentos no mundo
Segurança Alimentar e Nutricional
Projetos
Receitas
Dicas
Livros e Manuais
Vídeos sobre Nutrição
Notícias da Rede
Releases
Agenda
Revistas
Newsletter
Premios e Reconhecimento
Vídeos
Galeria de Fotos
Papel de Parede
Cartão Virtual
Redes Sociais
Natal do Bem
Quando o final do ano se aproxima, o espírito natalino começa a tomar conta das ruas e uma mobilização especial ganha força em todo o Rio Grande do Sul: o Natal do Bem. A campanha, realizada pelo Grupo RBS em parceria com a Rede de Bancos de Alimentos do RS
Campanha Natal do Bem arrecada 831 mil quilos de alimentos em 2025 e ultrapassa 7 milhões de quilos em 11 edições
A 11ª edição da Campanha Natal do Bem encerrou-se no dia 6 de janeiro de 2026 reafirmando sua posição como uma das mais consistentes e abrangentes mobilizações solidárias do Rio Grande do Sul. Realizada pelo Grupo RBS e pelo Jornal do Almoço, em parceria com a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, a campanha mobilizou a sociedade gaúcha entre 25 de outubro de 2025 e 6 de janeiro de 2026, ao longo de 74 dias de intensa participação comunitária.
Os Bancos de Alimentos são organizações sem fins lucrativos que atuam minimizando a fome nas localidades onde estão instalados. Arrecadam, classificam, armazenam e doam alimentos às instituições beneficentes cadastradas (creches, asilos, lares de excepcionais, entre outros).
Voltar
Sábado Solidário no Rio Grande do Sul
09/05/2017
Foi realizado no último sábado (6), a Campanha de arrecadação de alimentos Sábado Solidário. A Campanha é realizada em parceria com as principais redes de supermercados do Estado do Rio Grande do Sul, sempre no primeiro sábado do mês, e conta com milhares de voluntários do Rotary, Lions, Diaconias, Escoteiros, etc. Os voluntários trabalham junto aos supermercados estimulando doações de alimentos e divulgando o Banco.
Rede de Bancos de Alimentos reúne-se com Secretário do MDSA, em Brasília
02/05/2017
Em reunião em Brasília com o Secretario Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Caio Tibério Dorneles da Rocha, o Presidente da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul(RBARS), tratou sobre repasses de alimentos da CONAB para os Bancos associados, assim como do plano de ação para a instalação de novos Bancos de Alimentos no Estado do Rio Grande do Sul e no País.
Projeto Formiguinha ultrapassa duas toneladas de alimentos doados
Idealizado pela Diretora do Banco de Alimentos, Cloé Duarte Fernandes, o Projeto Formiguinha tem como objetivo disseminar atividades de solidariedade visando a participação da sociedade como um todo. O Projeto iniciado em 2016 já arrecadou 2.431Kg de alimentos em Porto Alegre e inicia processo de multiplicação em outras cidades gaúchas.
Rede de Bancos de Alimentos participa do Centenário do Lions International
A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, representada por seu Presidente, Paulo Renê Bernhard participou da solenidade promovida pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre por ocasião do CENTENÁRIO de LIONS INTERNATIONAL.
Mais um Trote Solidário conquista o Rio Grande do Sul
O Trote Solidário possibilita que calouros e veteranos se conheçam e interajam em um ambiente solidário, onde a missão é unir forças para arrecadar alimentos para cerca de 900 entidades atendidas pelos Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Esse é um exemplo de como a recepção aos calouros pode se transformar em um verdadeiro gesto de solidariedade nas universidades, ajudando no desenvolvimento humano desses futuros profissionais. O primeiro trote do ano, arrecadou 20 toneladas de alimentos em 9 cidades gaúchas.