Voltar

Logística Social: setor de transportes é homenageado pelo Banco de Alimentos do RS

n/d

A logística é um dos pilares fundamentais do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. É por meio dela que toneladas de alimentos percorrem o caminho da solidariedade até chegarem a quem mais precisa. Esse protagonismo do setor logístico foi celebrado nesta manhã em cerimônia marcada por reconhecimento, emoção e compromisso social, na sede da instituição, em Porto Alegre.

Reunindo lideranças, autoridades e parceiros como a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), o SETCERGS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do RS) e o CEPORTO (Centro Empresarial Porto Seco), o encontro destacou o papel essencial da chamada Logística Social — um modelo de cooperação que transforma infraestrutura e eficiência em instrumentos de cidadania.

Durante a cerimônia, foram descerradas novas placas nas Galerias de Honra da Logística Social, simbolizando a história, a liderança e o compromisso de todos os que contribuíram para o desenvolvimento da responsabilidade social por meio da logística.

Reconhecimentos à generosidade empresarial

O presidente do Banco de Alimentos, Paulo Renê Bernhard, abriu o evento ressaltando o caráter simbólico e afetivo da cerimônia. “Este é um momento de reconhecimento e gratidão. Estamos reunidos para celebrar a história, a liderança e o compromisso de todos com o desenvolvimento da responsabilidade social pela logística”, afirmou.

Paulo Renê relembrou que a trajetória do Banco — criado no ano 2000, em parceria com o setor de transporte e logística — já representa mais de 300 milhões de refeições doadas, milhões de quilos de alimentos reaproveitados e incontáveis histórias transformadas. “Nossa missão começou lá atrás, incluindo também o aproveitamento dos excedentes de refeitórios para combater a fome. Hoje, seguimos firmes nessa causa que salva vidas e evita desperdícios”, destacou.

O presidente também enfatizou a inauguração da Galeria de Honra do CEPORTO, homenagem à instituição que, ao lado do SETCERGS, forma a base da Logística Social que sustenta o trabalho do Banco de Alimentos.

O presidente da FIERGS e do Conselho de Administração do Banco de Alimentos, Claudio Bier, reforçou o papel transformador da parceria entre os setores produtivos e sociais. “Essa homenagem simboliza a força da união entre setores distintos, que juntos fazem do Banco de Alimentos essa potência solidária. É um exemplo de cidadania que nos inspira a seguir em frente”, afirmou.

“Este ato nos lembra da responsabilidade que temos em garantir a continuidade e o bom andamento do trabalho iniciado há 25 anos pelo Banco de Alimentos. Cabe a nós seguir construindo e fortalecendo essa trajetória exemplar de solidariedade e compromisso social”, afirmou Delmar Albarello, empresário, presidente do Grupo Troca, do SETCERGS e do CEPORTO, e vice-presidente do Banco de Alimentos.

Participaram do evento diretores voluntários do Banco de Alimentos que atuam diariamente na missão da organização: Antônio Parissi, vice-presidente; Marcelo e Patrícia Sanábio, Edilberto Padilha, Helso Oliveira, Lourival Reis e Sérgio Paixão Cortes, além de colaboradores da instituição.

Homenagem a Delmar Albarello

Em um dos momentos mais emocionantes da manhã, foram descerradas as placas na Galeria de Honra do SETCERGS e Galeria de Honra do CEPORTO, em homenagem a Delmar Albarello, atual presidente do SETCERGS, do CEPORTO e vice-presidente do Banco de Alimentos.

Visivelmente emocionado, Albarello agradeceu as distinções e reforçou o valor da parceria que une o setor logístico à causa humanitária. “Ter meu nome ao lado de pessoas tão importantes da logística e também do Banco de Alimentos é uma grande honra. Essa aliança sempre foi motivo de orgulho e inspiração. Tudo o que se faz com o coração retorna em forma de bem”, declarou.

Selo BAH – Heróis do Banco de Alimentos

Durante a cerimônia, o Banco de Alimentos entregou o Selo BAH – Heróis do Banco de Alimentos ao SETCERGS e a oito lideranças do setor de transporte que contribuíram, desde o início, para o fortalecimento da instituição. Paulo Renê Bernhard, destacou que o selo “é um símbolo de gratidão e reconhecimento a instituições e pessoas que ajudam a transformar vidas por meio da doação de alimentos”.

Foram homenageados o atual e ex-presidentes do SETCERGS: Delmar Roque Albarello (atual), Ademir Frasson, Adir Fração, João Pierotto Neto, João Jorge Couto da Silva, José Carlos Silvano, Sérgio Gonçalves Neto e Sérgio Mário Gabardo.

Durante as homenagens foi lembrado o papel pioneiro de Adir Fração, presidente do SETCERGS em 1999, cuja mobilização e arregimentação de mais lideranças foi decisiva para a criação do primeiro Banco de Alimentos do Brasil, lançado em 2000. Sua dedicação foi reconhecida com o selo BAH e como um dos fundadores do Banco de Alimentos, foi o responsável por entregar aos demais homenageados o selo BAH. “Hoje é um dia marcante na minha vida. Estou entre as duas entidades que mais me fizeram bem: o sindicato, que participei por mais de 40 anos e que tenho muito orgulho de ter sido presidente, e o Banco de Alimentos, que me preencheu a alma e o coração”, afirmou Adir, que também entregou o selo BAH ao seu irmão, Ademir Frasson, ex-presidente do SETCERGS e grande responsável por doações de três caminhões ao Banco de Alimentos. 

“O Ademir participou ativamente representando a família Fração na doação de três veículos ao Banco de Alimentos. O primeiro caminhão foi doado através da Mercúrio, o segundo foi doado pela família Fração, que se cotizou para fazer essa doação, e o terceiro caminhão foi doado ao Banco de Alimentos de Santa Maria, que hoje é um sucesso”, lembrou Adir.

Campanha “Transportadores do Bem”

Encerrando o encontro, o presidente do SETCERGS e do CEPORTO Delmar Albarello apresentou a nova campanha “Transportadores do Bem”, iniciativa que mobilizará transportadoras, empresas e parceiros do setor em uma grande ação solidária de arrecadação de alimentos. “Vamos trabalhar juntos para que seja um sucesso”, disse Delmar, anunciando que o lançamento ocorrerá durante a campanha Natal do Bem 2025, em parceria com o Grupo RBS. Para ele, a campanha alavancará de forma expressiva a arrecadação e doações de alimentos, unindo empresas de transportes e logística assim como empresas contratantes e concessionárias de veículos. 

Após as homenagens, os convidados participaram de um almoço de confraternização na Cozinha Experimental do Banco de Alimentos, encerrando o evento em clima de celebração, amizade e propósito compartilhado.
Entre discursos e reencontros, o sentimento comum era de gratidão — e a certeza de que a logística social gaúcha segue movendo não apenas cargas, mas também esperança e solidariedade.

n/dn/dn/d

n/dn/d

n/d n/d

n/dn/d

n/d

n/d

n/d

n/d

 
 

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne