No próximo sábado, dia 2 de agosto, a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul promove mais uma edição do Sábado Solidário, um convite à generosidade que, há anos, mobiliza os gaúchos em favor de quem mais precisa. A campanha ocorre em supermercados parceiros com o apoio de centenas de voluntários em diversas cidades do Estado, com arrecadação de alimentos não perecíveis destinados a instituições sociais.
Os Bancos de Alimentos que promoverão seu tradicional Sábado Solidário neste 2 de agosto são: Cachoeirinha, Canoas, Cruz Alta, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Tramandaí (Imbé, Osório e Tramandaí), Vale do Sinos (Esteio, Portão, São Leopoldo e Sapucaia do Sul) e Viamão.
Já os Bancos de Alegrete, Alvorada, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Pelotas, Região do Calçado (Campo Bom, Estância Velha, Novo Hamburgo e Sapiranga) realizarão seu Sábado Solidário no dia 9 de agosto.
Mapa da Fome
Embora os indicadores apontem avanços importantes no combate à fome, a realidade ainda é desafiadora em muitas comunidades. Famílias seguem enfrentando dificuldades para garantir o básico, e é nesse contexto que as organizações sociais atendidas pela Rede desempenham um papel essencial. São elas que fazem a ponte entre quem deseja ajudar e quem mais precisa.
Essas instituições conhecem de perto os rostos por trás das estatísticas. Mais do que números, enxergam histórias, e, diariamente, oferecem acolhimento, educação, cuidado com a saúde e refeições dignas. A chegada de alimentos às ONGs representa mais do que a garantia de uma refeição: permite que elas direcionem seus recursos e energia para ampliar os atendimentos e fortalecer o trabalho social nas comunidades. O alimento, assim, é o ponto de partida para novas possibilidades.
O Sábado Solidário se consolida, a cada edição, como uma rede de cuidado que transforma tanto quem doa quanto quem recebe. Contribuir é fácil. Ao fazer as compras no supermercado parceiro, basta incluir no carrinho alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, óleo, farinhas, enlatados e massa são fundamentais e farão a diferença na vida de quem hoje não tem o que colocar no prato.
Promovida há mais de 24 anos, a campanha conta com a parceria da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS). Em Porto Alegre, também apoiam a iniciativa o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS) e o Centro Empresarial Porto Seco (Ceporto).
Além das doações presenciais, é possível contribuir de forma online pelo site Doe Alimentos. Clique aqui para doar agora mesmo.
Serviço:
> Data: 2 de agosto
> Locais de doação: em supermercados parceiros de Cachoeirinha, Canoas, Cruz Alta, Esteio, Gravataí, Guaíba, Imbé, Osório, Portão, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí e Viamão
> Como ajudar: Doe alimentos não perecíveis como arroz, feijão, óleo, leite, massa, farinhas e enlatados