Voltar

Banco de Alimentos reconhece Sodexo por parceria histórica no combate à fome no RS

n/d

Entrega do Selo BAH destaca mais de 20 anos de atuação conjunta e
o impacto das ações durante a enchente de 2024

 

Homenagear uma parceria que, há duas décadas, atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos no Rio Grande do Sul. Esse foi o objetivo da entrega do Selo BAH – Heróis do Banco de Alimentos, feita pelo Banco de Alimentos de Porto Alegre, ligado ao Sistema FIERGS, à Sodexo, nesta quinta-feira (29), na sede do Banco. A homenagem destaca, além da atuação da empresa como mantenedora da entidade, o impacto das ações desenvolvidas em momentos críticos, como durante a enchente que atingiu o estado em 2024, quando a parceria contribuiu para o atendimento de aproximadamente 31 mil pessoas.

Segundo o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, a solenidade evidencia a relevância da Fundação dos Bancos Sociais e do Banco de Alimentos da Federação, traduzindo, na prática, o compromisso da indústria e de seus parceiros com a sociedade gaúcha. “É com satisfação que nos reunimos para celebrar a entrega desta homenagem à Sodexo, que mantém uma parceria com os nossos Bancos há mais de duas décadas. Que essa união inspire outras empresas a seguirem pelo mesmo caminho”, pontuou Bier, que também é presidente do Conselho de Administração do Banco de Alimentos do RS.

Para a CEO da Sodexo Brasil, Andrea Krewer, receber a honraria é motivo de orgulho e reforça a responsabilidade social inerente ao setor de alimentação diante da realidade da fome no país. “É bonito ver a trajetória construída e o quanto conseguimos contribuir ao longo desses 20 anos de parceria. Que esse projeto siga por muitos e muitos anos, e saibam que podem contar com a Sodexo como parceira”, afirmou.

Concluído o momento de abertura, a nutricionista Adriana da Silva Lockmann, gerente de Serviços da Saúde do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, destacou os serviços realizados em parceria com a Sodexo ao longo das últimas duas décadas, ressaltando o apoio contínuo da empresa, os projetos conjuntos e a importância histórica da Lei Federal nº 14.016, de 2020, e da Lei Federal nº 15.224, de 30 de setembro de 2025, que instituiu a Política Nacional de Combate ao Desperdício de Alimentos. As legislações viabilizaram a doação segura de alimentos excedentes ainda próprios para consumo, ampliando o impacto social e reduzindo o descarte. Trata-se de uma conquista que coroa um trabalho desenvolvido pela Sodexo em parceria com o Banco de Alimentos, por meio do Banco de Refeições Coletivas.

Dentre as iniciativas conjuntas das entidades, destaca-se a Servathon, uma maratona que mobiliza colaboradores, clientes e parceiros da Sodexo em todo o mundo para a arrecadação de alimentos. Nos últimos dois anos, mais de 80 toneladas foram arrecadadas em todo o Brasil e destinadas a organizações sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Já em 2026, a Sodexo será parceira do programa Nutrindo o Amanhã, que atua na promoção e manutenção da saúde de crianças e adolescentes por meio de acompanhamento nutricional permanente em instituições vinculadas ao Banco de Alimentos.

A cerimônia contou com a participação de autoridades, lideranças institucionais, vice-presidentes e executivos da Sodexo, representantes da FIERGS, diretores do Banco de Alimentos e demais convidados, reunidos para celebrar uma trajetória marcada pela cooperação, responsabilidade social e impacto concreto no enfrentamento da insegurança alimentar no estado.

Acompanhados do presidente do Banco de Alimentos, Walter Lídio Nunes, os visitantes conheceram a Cozinha Experimental do Banco de Alimentos, viabilizada com o apoio técnico da equipe da Sodexo, que contribuiu de forma decisiva para o planejamento e a implantação do espaço, seguindo o padrão de cozinha industrial adotado pela companhia. O projeto incorporou soluções funcionais e operacionais, como áreas de preparo, restaurante e passa-pratos, reproduzindo as melhores práticas das cozinhas da Sodexo. Além de atender às atividades diárias do Banco de Alimentos, a Cozinha Experimental atua como referência e modelo para as instituições beneficiadas, promovendo padrões de qualidade, eficiência e segurança alimentar. Na ocasião, os convidados também conheceram o Banco de Livros e o Banco de Vestuários, integrantes dos Bancos Sociais da FIERGS, ampliando as possibilidades de futuras ações conjuntas.

O Selo BAH é concedido a empresas e personalidades que prestam serviços relevantes à Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Reconhecido como o Selo da Solidariedade, o BAH é uma marca registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e representa o reconhecimento público de ações concretas no combate à fome e na promoção da dignidade humana.
 

n/d

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne