Voltar

Carrefour destina R$ 1,4 milhão a projetos do Banco de Alimentos do RS e fortalece a educação alimentar no Estado

n/d

A solidariedade que transforma realidades ganha força quando grandes parcerias se unem por um propósito comum. Em um gesto que reafirma esse compromisso, os projetos Nutrindo o Amanhã e Oficina do Sabor, do Banco de Alimentos de Porto Alegre, receberam um aporte de R$ 1,4 milhão da rede Carrefour, destinado à execução das iniciativas ao longo de 2026.

A doação foi viabilizada por meio de leis de incentivo fiscal, com captação de recursos via Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comui) e Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança). Mais do que um investimento financeiro, o apoio representa confiança, responsabilidade social e cuidado com quem mais precisa.
Parceiro histórico da Rede de Bancos de Alimentos do RS, o Carrefour abre espaço para a solidariedade em todas as cidades onde está presente, especialmente por meio da campanha Sábado Solidário, realizada mensalmente pelos Bancos de Alimentos associados. Uma união que aproxima clientes, colaboradores e comunidades em torno do combate à insegurança alimentar.

Projeto Nutrindo o Amanhã

Criado em 2004, o Nutrindo o Amanhã nasceu da atuação da equipe de Nutrição e Saúde do Banco de Alimentos, unindo ciência, educação e afeto. O projeto vai além da doação de alimentos: promove educação alimentar e nutricional para crianças e adolescentes de 4 a 18 anos, além de suas famílias e educadores. Com avaliações nutricionais, oficinas culinárias, palestras e capacitações, a iniciativa constrói hábitos saudáveis desde a infância e fortalece a rede de cuidado comunitária. Em mais de 20 anos, já beneficiou 32.114 crianças e adolescentes, em 176 instituições, com o apoio de 90 estagiários de Nutrição.

Projeto Oficina do Sabor

Já o Oficina do Sabor, criado em 2014 a partir das demandas identificadas no Nutrindo o Amanhã, utiliza a culinária como ferramenta pedagógica para estimular escolhas alimentares adequadas e sustentáveis. Com oficinas, horta sensorial e ações educativas, o projeto impacta crianças, adolescentes e idosos, promovendo autonomia, qualidade de vida e prevenção de doenças. Entre os resultados, destacam-se a melhoria dos hábitos alimentares de mais de 90% dos participantes e avanços significativos na prevenção de obesidade, anemia, diabetes e agravos do envelhecimento.

O apoio do Carrefour fortalece a missão do Banco de Alimentos de ir além da entrega de alimentos, investindo em educação, saúde e dignidade.

Como doar

Qualquer pessoa ou empresa pode apoiar os projetos do Banco de Alimentos de Porto Alegre, via leis de incentivo fiscal, sem pagar nada além do que pagaria de Imposto de Renda. Pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda no modelo completo podem destinar até 6% do imposto devido.

Já pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1% ao Funcriança e 1% ao Fundo do Idoso, sem custo adicional, utilizando valores que já seriam pagos em impostos. Uma forma simples e transformadora de fazer o imposto chegar aonde ele faz toda a diferença.

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne