Voltar

Parceria RBS TV e Rede de Bancos de Alimentos RS bate novo recorde de solidariedade

n/d

A tradicional Campanha “Natal do Bem” bateu um novo recorde de doações na sua 7ª edição: 811 toneladas de alimentos arrecadados e distribuídos para 964 entidades no Rio Grande do Sul. A iniciativa do Jornal do Almoço (RBS TV), Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e Rede de Bancos de Alimentos da FIERGS contou, mais uma vez, com a participação de toda a sociedade, formando uma verdadeira corrente de solidariedade para levar alimentos às pessoas mais necessitadas. Neste ano, as doações foram realizadas através do site Doe Alimentos, e os eventos” 1º Drive-Thru” e “3ª Cavalgada do Bem” foram os destaques da Campanha.

Foram 78 dias de Campanha (23 de outubro de 2021 a 08 de janeiro de 2022), mais de 2 mil voluntários que se somaram a esse trabalho, quilômetros percorridos para a entrega das doações e incontáveis sonhos de famílias realizados. O Natal do Bem é hoje a maior campanha de arrecadação dos Bancos de Alimentos no Estado, conquistando a população e levando o espírito de solidariedade para todos os lares gaúchos. Em sete anos, o Natal do Bem já doou 2.933.847 quilos de alimentos, o que representa 8.801.541 refeições na mesa das pessoas que mais precisam.

Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde nesse momento de pandemia, e pensando na segurança de voluntários, doadores e demais envolvidos no “Natal do Bem”, a Campanha teve como foco a arrecadação de alimentos de forma virtual através do site www.doealimentos.com.br, onde a população pode realizar doações com segurança, sem sair de casa. Além de contribuir com alimentos, os doadores deixaram 1,6 mil recados de forma virtual no site Doe Alimentos, mensagens de carinho e reflexão, que foram sorteadas e lidas no decorrer das edições do Jornal do Almoço.

Empresas e Institutos também realizaram doações através do site Doe Alimentos, ou, diretamente na sede dos 23 Bancos de Alimentos do Estado. Contribuíram expressivamente para a Campanha Natal do Bem, dentre as centenas de doações,  o Instituto HELDA GERDAU, Instituto Cultural Floresta, BrazilFoundation-Fundo Luz Alliance/Gisele Bündchen, SLC Agrícola, Rede Grande Sul Supermercados, GBOEX, Rafael Toro Academia de Finanças, Anoreg/RS, Grupo BIG, entre muitas outras organizações.

Outras formas de arrecadação ocorreram através de eventos, realizados no mês de dezembro. No dia 11, aconteceu o “1º Drive-Thru do Natal do Bem”, envolvendo 17 cidades gaúchas. Nas cidades de Alegrete, Bagé, Butiá, Cachoeirinha, Canoas, Cruz Alta, Caxias do Sul, Gravataí, Guaíba, Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre, a ação foi realizada em formato de Drive-Thru, possibilitando que motoristas e passageiros doassem alimentos não perecíveis em pontos conhecidos, sem precisar sair do carro; Já nas cidades de Bagé, Camaquã, Capão da Canoa, Cruz Alta, Gravataí, Santa Maria, Pelotas, Tramandaí, Venâncio Aires e Viamão as arrecadações ocorreram em 54 supermercados, ampliando os pontos de doações.

A 3ª Edição das Cavalgadas do Bem aconteceu no dia 18 de dezembro, em 68 cidades gaúchas, angariando 101.920 kg de alimentos, mais um recorde alcançado! Foram 112 grupos de Cavalgadas recebendo alimentos de porta em porta, no lombo do cavalo. Uma verdadeira mobilização de Grupos de Cavalgadas, CTGs e Piquetes, que além de ajudar o próximo com as doações, tomaram todos os cuidados necessários em função da pandemia. Os donativos coletados foram destinados às unidades do Banco de Alimentos de todo o Rio Grande do Sul, nas cidades onde a instituição está presente; nos outros municípios, que não contam com unidades do Banco de Alimentos, as doações foram distribuídas às famílias carentes pelos próprios grupos de cavalgadas.

Nosso agradecimento especial ao Grupo RBS, Jornal do Almoço, RBS TV e FMSS pela realização dessa grande Campanha e a todos aqueles que nos apoiaram: Empresas Doadoras e Parceiras, Voluntários, Entidades Beneficiadas, Agência Conjunto, PluGzOne, FIERGS, Rotary, Lions, Maçonaria, SETCERGS, Movimento Escoteiro, MTG, sindicatos, artistas parceiros e principalmente, aos milhares de doadores que acreditaram que juntos podemos acabar com a fome no Rio Grande do Sul.

 

Resultados da 7ª Edição do Natal do Bem:

- 811.879kg de alimentos

- 2.435.637 refeições

- 54.125 cestas básicas (15kg cada)

- 54.125 famílias atendidas

- 216.501 pessoas beneficiadas

 

Confira o encerramento da Campanha transmitido pela RBS TV, no Jornal do Almoço em: https://bit.ly/NataldoBem22

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne