Voltar

Notícia

Banco de Alimentos de Caxias do Sul comemora 10 anos

n/d

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social (SAIS) da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), promoveu nesta segunda-feira (07/12) a comemoração dos 10 anos do Banco de Alimentos de Caxias do Sul. A cerimônia, no Restaurante SICA, da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, reuniu além de autoridades, a equipe do Banco de Alimentos, Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, voluntários, agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos, representantes dos supermercados participantes do Sábado Solidário, entidades cadastradas no Banco de Alimentos e doadores. 

O Banco de Alimentos de Caxias do Sul é um dos Bancos de Alimentos integrantes da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Com 22 Bancos de Alimentos no Brasil, a Rede foi instituída em 2007 pelo Conselho de Responsabilidade Social e Cidadania da FIERGS, e tem como objetivo apoiar e estimular a criação de novos Bancos de Alimentos no Brasil, além de fortalecer os Bancos já existentes. 

A gerente do Banco de Alimentos, Cristina Fabian, e a coordenadora da Segurança Alimentar e Inclusão Social, Janete Tavares, lembraram que o Banco de Alimentos tornou-se um importante instrumento de luta contra o desperdício. Salientaram ainda a união de esforços, o trabalho sério e comprometido de toda a equipe. “A união e a solidariedade arrecadam toneladas de comida”, frisaram.

Para o presidente da Fundação Caxias, Paulo Poletto, o Banco de Alimentos surgiu na busca de soluções para ajudar uma comunidade que pedia auxílio. “Caxias do Sul tem um povo que sabe ser doador, que entende o sentido de doar. No início, a ideia era basicamente utilizar as sobras das cozinhas industriais, mas na época a legislação não permitiu. Não desistimos e continuamos em busca de uma solução. Neste sentido, o Banco cresceu e hoje já distribuímos mais de 6,5 milhões de quilos de alimentos. Isso significa que atendemos muitos necessitados, mas que ainda falta muito. Esses números nos dão coragem para continuar”, destacou.

O Prefeito Alceu Barbosa Velho enfatizou o empenho e o esforço do poder público desde a implantação do Banco de Alimentos. “Completar 10 anos não é para qualquer entidade. Além de toda a solidariedade envolvida neste contexto, há a determinação do poder público desde sua fundação, em 2005. Foi por muitas mãos que o Banco foi construído.  E a Prefeitura continuará investido, apesar de todo o cenário econômico, porque essa iniciativa tem saciado a fome de muitas pessoas. E, no esforço diário e na união de todos, estamos aqui comemorando os 10 anos e para agradecer o trabalho de todos. O bem se faz sem olhar a quem”, afirmou.

A primeira-dama do Estado e secretária do Gabinete de Políticas Sociais do Rio Grande do Sul, Maria Helena Sartori, representando o governador José Ivo Sartori, disse que a semente plantada em 2005 tem dado muitos frutos. “Essa sementinha do Banco de Alimentos começa quando procurávamos um caminho para chegar àqueles que estavam precisando. A gente não queria que ninguém passasse fome. Fico muito feliz em estar aqui comemorando os 10 anos. Não imagina que aquela sementinha realmente daria esse resultado. A semente cresceu, germinou e, na união do poder público e das pessoas deu certo. Acredito que o Banco de Alimentos veio para ficar porque nós sentimos isso no dia a dia”, disse.

Após os pronunciamentos, houve o descerramento da placa que marca os 10 anos do Banco de Alimentos, enquanto todos cantavam os parabéns. Em seguida, o Prefeito Alceu, a primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, e a primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori, receberam do superintendente da Fundação Gaúcha de Bancos Sociais e presidente da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, Paulo Renê Bernhard, uma placa comemorativa ao aniversário do Banco de Alimentos de Caxias do Sul. O evento prosseguiu com a palestra de Paulo Renê Bernhard.

Estavam presentes na solenidade de comemoração, o Vice-Prefeito, Antonio Feldmann, representando a Câmara de Vereadores, o vereador Zoraido Silva, e demais vereadores, o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Roberto Louzada, diretor-presidente da CODECA, Paulo Ballardin, presidente do IPAM, Cezira Hockeler, as soberanas da Festa da Uva 2016, Rafaelle Furlan, Laura Fritz e Patrícia Zanrosso, presidente do grupo gestor do Banco de Alimentos, Euclides Sirena, diretor da Segurança Alimentar e Inclusão Social, Valdemar de Lima, coordenador do Banco de Alimentos, Assis Ferreira Borges,  representantes da Caixa Econômica Federal, do CEASA/SERRA, da CIC, presidentes de partidos, apoiadores do evento, e as crianças das entidades Criança Feliz, Portal da Luz, Lar da Velhice, Casa Brasil, Murialdo Santa Fé, Centro Vitta, Núcleo de Capacitação Cânyon, CAMI São José, Herdeiros de Palmares e Jardelino Ramos.  

n/d n/d
n/d n/d


 

10/12/15

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne