Voltar

Notícia

Banco de Alimentos recebe prêmio da ABRH-Brasil

n/d
 
O Banco de Alimentos de Porto Alegre foi agraciado com o mais importante prêmio de gestão de pessoas da América Latina, oferecido pela ABRH-Nacional, o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia. O Banco de Alimentos ficou em 2º lugar na Modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Organização do 3º Setor, com os Projetos de Nutrição e Segurança Alimentar “Nutrindo o Amanhã” e “Oficina do Sabor”. A cerimônia de premiação foi realizada na noite de 19 de agosto, durante a Festa especial de 50 anos da ABRH-Brasil, em São Paulo. 
 
O Prêmio foi recebido pela Dra. Denise Zaffari, Diretora do Banco de Alimentos de Porto Alegre, Professora e Coordenadora do Curso de Nutrição e do Projeto Social de Extensão Banco de Alimentos e Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. O Case foi inscrito por Denise Zaffari e Adriana da Silva Lockmann, Nutricionista Chefe do Banco de Alimentos de Porto Alegre. Os projetos de Nutrição também contam com a coordenação e operacionalização de Luciana Vieira Campos, Nutricionista do Banco de Alimentos e do apoio de dezenas de estagiários de Nutrição e Gastronomia, que desenvolvem os projetos nas entidades.
 
Em 2013, a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais foi agraciada pela ABRH-Brasil com o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2013, Modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Organização do 3º Setor, Categoria prata.
 
 
Projetos ganhadores: Nutrindo o Amanhã e Oficina do Sabor
 
O projeto Nutrindo o Amanhã visa contribuir para a promoção e a manutenção da saúde de crianças e adolescentes matriculados em instituições conveniadas ao Banco de Alimentos. As instituições são acompanhadas semanalmente pela equipe de nutrição, que realiza diversas atividades, além de oficinas, palestras e capacitações. Através desse projeto, já foram realizadas mais de 10 mil avaliações nutricionais com crianças e adolescentes atendidos nas instituições, além da realização de oficinas, palestras e capacitações com pais, educadores e funcionários.
 
O Oficina do Sabor tem como objetivo incentivar as pessoas a realizarem escolhas alimentares adequadas, tendo a culinária como seu eixo estruturante. As oficinas de culinária são realizadas na cozinha experimental do Banco de Alimentos e são divididas em parte prática e teórica. Através desse projeto, centenas de pessoas já realizaram oficinas de aperfeiçoamento em técnicas de culinárias e gastronomia saudável.
 
 
Banco de Alimentos de Porto Alegre
 
Para ajudar a combater a fome no Brasil, no ano 2000, um grupo de empresas, sindicatos, entidades e grupos de serviços reuniram-se e criaram no Conselho de Responsabilidade Social e Cidadania da FIERGS o primeiro Banco de Alimentos do Brasil, na cidade de Porto Alegre. O Banco de Alimentos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua como um gerenciador de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos. Em quatorze anos, o Banco de Alimentos de Porto Alegre já arrecadou e distribuiu 30 milhões de quilos de alimentos para entidades carentes. 
 
 
O Prêmio
 
Instituído pela ABRH-Brasil em 1993, o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia se consolidou como instrumento de valorização das melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações, assim como de estímulos ao pensamento criativo e identificação de novos talentos.
 
O nome do Prêmio é uma homenagem a Oswaldo Checchia, um dos fundadores da ABRH-Brasil e grande articulador para o reconhecimento da área de Recursos Humanos como estratégica nas organizações.
 

 

20/08/15

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne