Voltar

Notícia

Trote na fome

 
n/d
O trote universitário, tradicional brincadeira para integrar calouros e veteranos no início do período letivo, em alguns casos, acaba em desrespeito e agressão aos novos estudantes. O trote solidário, prática que cresce no Brasil, é uma opção para ajudar a formar profissionais do bem. No mês de agosto, 450 calouros e veteranos de medicina do Rio Grande do Sul participarão do Trote Solidário da Rede de Bancos de Alimentos. No dia 22 de agosto (sábado), a atividade ocorre em Porto Alegre e Caxias do Sul.
 
A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul realiza o Trote Solidário nas cidade de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria. A atividade possibilita que calouros e veteranos participem de uma experiência solidária, onde a missão é unir forças para arrecadar alimentos para mais de 800 entidades carentes atendidas no Estado. O próximo Trote ocorre no dia 22 de agosto (sábado), nas cidade de Porto Alegre, com calouros e veteranos de medicina da UFRGS e ULBRA; e Caxias do Sul, com universitários da UCS. Esse é um exemplo de como a recepção aos calouros pode se transformar em um verdadeiro gesto de solidariedade nas universidades, ajudando o desenvolvimento humano desses futuros profissionais. 
 
A parceria é realizada há quatro anos com o Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do RS (SIMERS). Somente em 2014, mais de 1.200 calouros e veteranos de medicina participaram dessa atividade, arrecadando 29.375 quilos de alimentos aos Bancos de Alimentos. No primeiro trote de 2015, realizado em março, mais de 500 universitários participaram da atividade. Já no segundo semestre de 2015, está prevista a participação de aproximadamente 450 calouros. 
 
Em Porto Alegre, a logística das arrecadações é feita pelo SETCERGS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul) entidade responsável pelo gerenciamento logístico da Rede de Bancos de Alimentos RS. O SETCERGS e suas associadas, parceiras nas ações do Banco de Alimentos, rodam aproximadamente 100.000 km por ano realizando a coleta e a distribuição de alimentos arrecadados às instituições carentes cadastradas. 
 
As doações beneficiarão creches, asilos, lares de excepcionais, escolas, associações de bairro, entre outras instituições atendidas pelos Bancos de Alimentos associados à Rede de Bancos de Alimentos do RS. O Banco de Alimentos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua como um gerenciador de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos. Em quatorze anos, os Bancos de Alimentos associados à Rede de Bancos de Alimentos já arrecadaram e distribuíram 30 milhões de quilos de gêneros alimentícios. Juntos, os Bancos de Alimentos beneficiam 803 instituições no Estado, doando em média 400 mil quilos de alimentos por mês.
 
 
Trote Solidário - Universidades participantes no Rio Grande do Sul
 
15 de agosto:
-Lajeado (UNIVATES)
-Passo Fundo (UFFS/IMED/UPF)
 
22 de agosto:
-Caxias do Sul: (UCS)
-Porto Alegre (ULBRA/UFRGS)
 
29 de agosto:
-Santa Maria (UNIFRA e UFSM)
 
Data a definir:
- Pelotas (UFPEL)
 

19/08/15

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne