Voltar

Notícia

Rede de Bancos de Alimentos do RS promove Sábado Solidário e Trote Solidário

n/d

No próximo dia 6 de abril, a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul realizará o Sábado Solidário, uma iniciativa que visa arrecadar alimentos em frente a supermercados parceiros em diversas cidades do Estado. Em Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo, o Sábado Solidário acontecerá simultaneamente ao Trote Solidário, uma atividade promovida pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS/Simers) pela qual calouros e veteranos do curso de Medicina promovem arrecadação de alimentos, substituindo os antigos trotes nos “bixos” no início do semestre letivo.

A participação da população é fundamental para o sucesso do Sábado Solidário Trote Solidário. Cada doação, por menor que seja, faz a diferença na vida daqueles que enfrentam dificuldades diárias para garantir uma alimentação adequada para suas famílias. Além disso, eventos como este proporcionam uma oportunidade para que todos reflitam sobre a importância da solidariedade e da cooperação na construção de uma sociedade mais justa e humana.

Durante todo o dia de sábado, voluntários de clubes de Rotary e Lions, escoteiros e calouros e veteranos de cursos de Medicina estarão devidamente uniformizados com o jaleco do Banco de Alimentos. Para realização da campanha, a Rede também conta com a parceria da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e em Porto Alegre, do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS).

A Rede de Bancos de Alimentos do RS, organização sem fins lucrativos que possui 25 bancos associados, reúne esforços de toda a sociedade para erradicar a fome, combater o desperdício e a má nutrição. Para cumprir sua missão, os Bancos de Alimentos atuam como gerenciadores de desperdícios administrando coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos. 

Sábado Solidário
O Sábado Solidário é uma ação de grande impacto social, cujo objetivo principal é angariar alimentos não perecíveis que serão destinados a organizações beneficentes que atendem famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. A Rede de Bancos de Alimentos do RS, através de suas parcerias com supermercados locais, proporciona um ambiente propício para a doação, facilitando o acesso da população interessada em contribuir com essa causa nobre.

Neste dia 6 de abril, os Bancos de Alimentos de  Alegrete, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encruzilhada do Sul, Gravataí, Porto Alegre, Região do Calçado (Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapiranga), Santa Maria, Torres, Tramandaí (Tramandaí, Imbé e Osório), Vale do Sinos (Portão, Sapucaia, São Leopoldo e Esteio) e Viamão estarão atuando com apoio de voluntários, recebendo as doações em mais de 100 supermercados parceiros do Sábado Solidário.

O Banco de Alimentos de Pelotas promoverá seu Sábado Solidário no dia 13 de abril e o de Rio Grande no dia 20 de abril, quando também haverá o Trote Solidário.

Trote Solidário
A parceria com o Trote Solidário promovido pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS/Simers) acrescenta um elemento de união e solidariedade ainda maior à iniciativa. Os futuros médicos participam da ação para celebrar não apenas o início de sua jornada acadêmica, mas também para exercer um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Essa colaboração demonstra o compromisso da comunidade acadêmica com questões sociais urgentes, como a fome e a desigualdade. 

Neste dia 6 de abril a ação solidária será promovida em Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo.
No dia 13 de abril o Trote Solidário será promovido em Passo, Fundo, Lajeado, Caxias do Sul, Ijuí e Santa Cruz do Sul.

Já no dia 20 de abril será a vez de calouros da Medicina dos municípios de Rio Grande, Uruguaiana, Santa Maria, Pelotas e Erechim.

Unidos contra a fome
É fundamental que toda a sociedade se uma para combater a fome e construir um futuro onde todos tenham a oportunidade de prosperar. A necessidade é urgente. Cada contribuição conta, cada gesto solidário é uma luz que afasta a escuridão da fome.

Doações também podem ser feitas on-line, pelo site: www.doealimentos.com.br

SERVIÇO
O que: Sábado Solidário e Trote Solidário
Quando: Sábado, dia 6 de abril de 2024, das 9h às 17h
Onde: Em frente a supermercados parceiros de Alegrete, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encruzilhada do Sul, Gravataí, Porto Alegre, Região do Calçado (Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapiranga), Santa Maria, Torres, Tramandaí (Tramandaí, Imbé e Osório), Vale do Sinos (Portão, Sapucaia, São Leopoldo e Esteio) e Viamão
 

04/04/24

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne