Voltar

Notícia

Banco de Alimentos de Porto Alegre completa 23 anos

n/d

O Banco de Alimentos de Porto Alegre chega aos seus 23 anos hoje, 6 de dezembro. Há muito o que comemorar nesta data, pois com a ajuda de toda a sociedade foi implementada uma nova cultura no país: o combate ao desperdício e à fome.  

Para ajudar a combater a fome no Brasil, no ano 2000, um grupo de empresas, sindicatos e entidades reuniram-se no Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e criaram o primeiro Banco de Alimentos do Brasil, em Porto Alegre. Desde então, o Banco de Alimentos de Porto Alegre já arrecadou e distribuiu mais de 80 milhões de quilos de alimentos para instituições carentes, de todos os bairros da capital. As doações representam mais de 240 milhões de pratos de alimentos na mesa de crianças, adultos e idosos.

O Banco de Alimentos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que atua como um gerenciador de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos, além de realizar seis projetos de segurança alimentar, nutricional e de saúde em mais de 300 entidades sociais cadastradas na capital gaúcha.

Sua força motriz responsável pelo seu sucesso, são seus mantenedores, doadores e milhares de voluntários de Rotary, Lions, diaconias, escoteiros, maçonaria, associações de funcionários de empresas, universitários, enfim, da sociedade, os quais construíram a história da organização e aceitaram o desafio de erradicar a fome, firmando o compromisso e a responsabilidade de cada um com o seu semelhante.

Segurança Alimentar, Nutricional e de Saúde

O Banco de Alimentos está diretamente envolvido na problemática da Segurança Alimentar e na redução da fome e do desperdício de alimentos a partir de dois focos de atuação que incluem a doação de alimentos e o desenvolvimento de Projetos de Nutrição, Segurança Alimentar e Saúde, proporcionando mais bem-estar e saúde às pessoas atendidas nas instituições beneficiadas.

Além de profissionais do Banco de Alimentos, a organização conta com o apoio das principais universidades, principalmente a Unisinos, que oportunizam estágios curriculares e voluntários a alunos dos cursos de Nutrição, Gastronomia, Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social, entre outros. Mais de 500 estagiários já participaram dos programas.

Atualmente, o Banco de Alimentos de Porto Alegre beneficia mais de 300 instituições, de todos os bairros da capital gaúcha: asilos, lares de excepcionais, creches, associações comunitárias e famílias em situação de risco, que além de alimentos, no período de pandemia também receberam materiais de higiene, limpeza, cobertores, entre outros, doados por empresas e pessoas que se engajaram nesta grande corrente de solidariedade.
 

06/12/23

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne