Voltar

Notícia

Fundação dos Bancos Sociais: 20 anos transformando o desperdício em benefício social

n/d

A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (FGBS) completa 20 anos, marcados por muitas conquistas, sendo a principal delas a organização de uma metodologia eficaz de combate ao desperdício e amparo a comunidades vulneráveis, como um elo entre a população mais carente e o setor produtivo por intermédio de 14 Bancos Sociais, de diferentes segmentos.

Criada em dezembro de 2003 pelo Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), a partir da exitosa experiência do Banco de Alimentos de Porto Alegre, o primeiro do gênero criado no Brasil no ano 2000, a Fundação tem o propósito de reunir esforços entre entidades de classe, empresas, empresários e sociedade civil pelo fortalecimento do terceiro setor, com foco no combate à miséria, fome e violência.

O projeto, pioneiro no País, foi concebido inicialmente com o propósito de inserir com maior efetividade o Sistema FIERGS (CIERGS, Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS) na área de Responsabilidade Social. A partir daí, disponibilizar e compartilhar as ações sociais com as empresas e sindicatos associados.

Sua missão é desenvolver projetos de mobilização e incrementar ações empresariais nas comunidades gaúchas mais necessitadas, visando a inserção social e a melhoria da qualidade de vida, apoiando quase 1.000 instituições sociais localizadas principalmente em áreas menos favorecidas.

“Com o objetivo de transformar o desperdício em benefício social, a Fundação oferece às comunidades carentes excedentes industriais dos mais diversos segmentos, além de lhes proporcionar cursos de capacitação e treinamento. Para o terceiro setor, principalmente, introduz as técnicas de gestão empresarial”, afirma o coordenador do Conselho de Cidadania da FIERGS, Jorge Luiz Buneder. Ao todo, são beneficiadas aproximadamente 1.000 entidades gaúchas assistenciais.
 

06/12/23

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne