Voltar

Notícia

Sábado Solidário: combatendo a fome e levando esperança

n/d

Mais de 1,7 milhão de gaúchos não têm nada para comer todos os dias e precisam de ajuda

Há um número alarmante de pessoas com fome no mundo: 828 milhões padecem com esse flagelo.  No Brasil, são mais de 33 milhões de pessoas passando fome, destes, 1,7 milhão são gaúchos que não têm nada para comer todos os dias. Por isso, ações efetivas para se combater a fome necessitam da união de toda a sociedade. Para tanto, no próximo sábado, dia 3 de junho, os gaúchos têm a oportunidade de minimizar o sofrimento de suas comunidades, doando alimentos durante o Sábado Solidário, que será realizado em 18 cidades.

Vale destacar outro dado alarmante: além do alto percentual de pessoas em grave situação de insegurança alimentar - 14% dos gaúchos passam fome-, quase a metade dos gaúchos está em situação de insegurança alimentar moderada, que é quem não faz as três refeições diárias.  Conforme pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), no Rio Grande do Sul 47,9% da população local tem alguma dificuldade para se alimentar. O percentual representa 5,4 milhões de pessoas.

Para reverter essa estarrecedora realidade dos gaúchos, a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul realiza no primeiro sábado de cada mês a campanha Sábado Solidário, data que mobiliza voluntários e parceiros para arrecadar mais alimentos e juntos com os doadores oferecer mais saúde e esperança a mais de 900 instituições sociais e famílias atendidas pelos Bancos de Alimentos no Estado. Somente em 2023, a ação já arrecadou 150 toneladas de alimentos.

O Sábado Solidário, que ocorre em frente a supermercados parceiros, acontecerá no próximo sábado em 18 cidades e envolverá os Bancos de Alimentos de Alvorada, Bagé, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Região do Calçado (Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapiranga e Campo Bom), Vale do Sinos (Portão, Sapucaia, São Leopoldo e Esteio) e Viamão.

A Rede de Bancos de Alimentos do RS, organização sem fins lucrativos, reúne esforços de toda a sociedade para erradicar a fome, combater o desperdício e a má nutrição, trabalhando em prol da segurança alimentar. 

O primeiro Banco de Alimentos do Brasil foi instituído pela FIERGS no ano 2000 e desde então promove o Sábado Solidário, com o objetivo de angariar doações destinadas às pessoas atendidas em creches, asilos, lares de excepcionais, casas de passagens, associações, clubes de mães entre outras ONGs. Somente em 2022 foram arrecadados mais de 400 mil quilos de alimentos nas ações do Sábado Solidário, o que mostra que com um pouquinho de cada um, os gaúchos estão conseguindo minimizar o grave problema da fome no Rio Grande do Sul.

Voluntários devidamente uniformizados com o jaleco do Banco de Alimentos arrecadarão doações em mais de 100 supermercados participantes do Sábado Solidário. O Banco de Alimentos contará com a ajuda de voluntários de clubes de Rotary e Lions, escoteiros, universitários, funcionários de empresas e sindicatos, entre tantas outras pessoas que desejam fazer o bem.

Para realização da campanha, a Rede de Bancos de Alimentos RS conta com a parceria da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), responsável pelo gerenciamento logístico.

Os Bancos de Alimentos atuam como gerenciadores de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos. Em 22 anos, a Rede de Bancos de Alimentos RS arrecadou e distribuiu mais de 70 milhões de quilos de alimentos. Juntos, os Bancos de Alimentos beneficiam 964 instituições no Estado, doando uma média de 400 mil quilos de alimentos por mês. 

Doações também podem ser feitas on-line pelo site Doe Alimentos - para acessar clique aqui
 

01/06/23

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne