Voltar

Notícia

CORRIDA DO SESI E BANCO DE ALIMENTOS, UMA PARCERIA PELO BEM

n/d

Desde sua primeira edição, a Corrida do SESI tem como parceira a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Ao fazer a inscrição da prova, o participante paga uma taxa de 45 reais. Este valor é totalmente revertido para a compra de alimentos, que são doados para entidades carentes e pessoas em vulnerabilidade social.  

Em 2022, a Corrida do SESI reuniu 13 mil participantes e arrecadou mais de 75 toneladas de alimentos. Em parceria com o Banco de Alimentos, todo o valor das inscrições foi transformado em alimentos para as pessoas atendidas pela organização. Com isso, foram geradas cerca de 225 mil refeições.  

Neste ano a parceria continua. Ao fazer a inscrição para a Corrida do SESI, o pagamento é enviado diretamente ao Banco de Alimentos. O objetivo desta edição é dobrarmos as arrecadações e atingirmos 150 toneladas de alimentos, que serão distribuídos entre as 964 entidades assistidas. Mais do que um benefício para o corpo, correr com o SESI faz bem para a sociedade. 


O BANCO DE ALIMENTOS E A FIERGS 
No ano de 2000, Porto Alegre fundou o primeiro Banco de Alimentos do Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Depois, para ampliar as atividades, foi criada a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Assim, foi possível padronizar os serviços, alinhar a metodologia e levar ajuda a todas as regiões do estado. 

O Banco de Alimentos nasceu no Conselho de Cidadania da FIERGS. Hoje, além de instituidora do Banco, a Federação também é a mantenedora da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais.  

 

CORRIDA DO SESI E BANCO DE ALIMENTOS
De 2000 para cá muita coisa mudou. Atualmente, a rede conta com 25 bancos associados, que abrangem 31 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Todo mês são atendidas 964 instituições gaúchas, sendo 300 delas em Porto Alegre. São entidades assistenciais como creches, escolas, asilos, lares de pessoas com deficiência, associações de bairros, entre outras.  

 
COMO SUA INSCRIÇÃO NA CORRIDA DO SESI AJUDA A COMUNIDADE 
O Banco de Alimentos atua como um gerenciador de desperdícios. Nele, são feitas três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada dos produtos. A organização tem como objetivo transformar o desperdício em benefício social. No caso da Corrida do SESI, o valor das inscrições possibilita que a instituição faça uma compra precisa dos insumos que necessita.  

 As nutricionistas do Banco avaliam individualmente cada instituição assistida e, assim, elaboram uma cesta de produtos de acordo com cada necessidade. Os nutrientes que crianças precisam não são os mesmos dos idosos, por exemplo. Por isso, na distribuição, cada entidade recebe alimentos conforme as quantidades e valores nutricionais ideais para suprir suas necessidades.  

Além da distribuição de produtos alimentícios, outro foco de atuação do Banco de Alimentos é o desenvolvimento de projetos de nutrição, segurança alimentar e nutricional e de saúde nas instituições beneficiadas. São seis projetos atualmente: Cozinha Nota Dez; Funcionalidade Para Idosos; Nutrindo o Amanhã; Oficina do Sabor; Passos da Longevidade; e Primeiros Passos.  

Mais do que comidas, as instituições beneficiadas recebem treinamentos sobre segurança alimentar, higiene e aproveitamento adequado dos alimentos recebidos. Além disso, as nutricionistas realizam periodicamente a avaliação e orientação nutricional das pessoas atendidas nas entidades. Aliada à nutrição saudável também está a prática de exercícios físicos.  

 

CORRA PELO BEM 
O circuito de corridas solidárias do SESI acontece nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, em 25 cidades gaúchas. Todas as provas são beneficentes, com a inscrição de 45 reais totalmente revertida para o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul.  

Participe deste movimento pelo bem do corpo e da comunidade! Ajude-nos a atingir a meta de 150 toneladas de alimentos destinadas às pessoas em vulnerabilidade social. Para acompanhar o Cronograma das Corridas e realizar Inscrições, acesse o site https://corridadosesi.sesirs.org.br/  
 
 29/04  
Guaporé; Ijuí; e Gravataí.  

30/04  
Três Coroas; Caxias do Sul; Triunfo; Osório; e Passo Fundo.  
 
01/05  
Guaíba; Canoas; São Leopoldo; Sapiranga; Nova Petrópolis; Garibaldi; Farroupilha; Estrela; São Sebastião do Caí; Venâncio Aires; Cachoeira do Sul; Santa Maria; Erechim; Santa Rosa; Pelotas; São Gabriel; e Santana do Livramento.  
 

19/04/23

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne