Voltar

Notícia

Correr Faz Bem: Corrida do SESI arrecada 77 toneladas de alimentos

n/d Foto: Superintende do SESI/RS, Juliano Colombo(dir), é agraciado com a Comenda de 20 anos do Banco de Alimentos, pelo presidente da Rede de Bancos de Alimentos do RS, Paulo Renê Bernhard(esq). 


 O projeto inicial já era ousado. O escopo desenhado para um grande evento que ocorreria ao longo do ano projetava a participação de cerca de 500 pessoas a cada edição. Mas as 29 provas da Corrida do SESI – Correr Faz Bem, promovidas pelo Serviço Social da Indústria (SESI/RS) surpreenderam a organização, com algumas provas com cerca de 1.000 corredores, que atenderam ao chamado da instituição, que buscava fomentar a prática de atividade física pelo bem-estar físico e mental, promovendo, ainda, a solidariedade em prol da Rede de Bancos de Alimentos do RS, integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. A ação foi uma das maiores doações pela plataforma Doe Alimentos em 2022: 77.367 quilos de alimentos. 

Para participar das corridas realizadas em 25 municípios, cada um dos 13 mil participantes efetuou a inscrição pela plataforma Doe Alimentos (www.doealimentos.com.br) doando uma cesta básica de R$ 30,00. O montante foi o suficiente para distribuir o equivalente a 232.101 refeições às pessoas atendidas nas organizações sociais cadastradas na Rede de Bancos de Alimentos do RS. “A parceria com o SESI foi espetacular, comprovando que com a união de esforços podemos combater a fome de quem mais necessita”, destaca o presidente da Rede de Bancos de Alimentos do RS, Paulo Renê Bernhard.  

Para o superintende do SESI/RS, Juliano Colombo, a sensação é de dever cumprido. “Queríamos retomar o incentivo às atividades físicas como as tradicionais rústicas que eram realizadas pelo SESI e nossa equipe demonstrou um senso social excepcional ao apresentar o projeto da Corrida do SESI – Correr Faz Bem, conectando duas questões importantes, o cuidado com a saúde e o cuidado com as pessoas, incentivando o combate à fome”, afirma o superintendente do SESI. “Cuidar da alimentação das pessoas faz parte do papel do SESI em seus 76 anos de história”, completa.  

Para ele, a parceria com o Banco de Alimentos facilitou essa missão. “A plataforma Doe Alimentos é uma ferramenta que simplifica as arrecadações e doações. Quem deseja doar não precisa adquirir produtos e levar até uma instituição e muito menos se preocupar se a doação chegará ao destino correto. Já o Banco de Alimentos tem o benefício de poder distribuir alimentos de acordo com as necessidades de cada uma das entidades cadastradas. É um modelo extremamente assertivo”, ressalta Juliano Colombo. 

O sucesso da Corrida do SESI – Correr Faz Bem foi tão grande que o SESI já planeja novas ações similares para o próximo ano. “Nossa intenção é fomentar ainda mais essa parceria com o Banco de Alimentos”, adianta Juliano Colombo. 
  
Democratização: regulamento permitiu a adesão de públicos diferentes 

O projeto Corrida do SESI – Correr Faz Bem teve outros diferenciais que marcaram seu sucesso. Além de incentivar a solidariedade, também estimulou a participação de um maior número de pessoas, apresentando um regulamento muito democrático. Além de propor distâncias mais curtas, de 3 e de 6 quilômetros, também proporcionou opções de corrida e de caminhada permitindo até mesmo que pessoas iniciantes pudessem se desafiar e participar dos eventos, assim como os atletas que buscam performance. 

Além disso, o regulamento foi divido em categorias masculino e feminino, pelas distâncias de 3 e 6 km, e pelas faixas etárias, possibilitando que um maior número de pessoas conquistasse o pódio. Havia pessoas de mais de 60 anos que em outras provas não conseguiam conquistar o pódio. Mas neste formato conseguiram. 
 
O cuidado com a segurança de todos também foi uma preocupação. A organização optou por realizar um circuito em ruas menos movimentadas. Outro diferencial que conquistou o público foi o kit distribuído a cada participante, que continha uma camiseta, um squeeze e um saco bag.  

As cidades participantes da Corrida do SESI – Correr Faz Bem, foram: São Leopoldo, Santa Maria, Guaíba, Caxias do Sul, Erechim, Panambi, Montenegro, Canoas, Passo Fundo, Encantado, Parobé, Canela, Campo Bom, Lajeado, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Portão, Santa Rosa, Bagé, Bento Gonçalves, Nova Hartz, Pelotas, Ibirubá, Farroupilha e Horizontina. 
 

 

15/12/22

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne