Voltar

Notícia

Sicredi União Metropolitana RS organiza Dia C com caminhão cooperativo para recolher doações ao Banco de Alimentos

n/d

Diante de um cenário de dificuldades sociais aumentadas por conta da pandemia de Covid-19, ações de responsabilidade social passaram a ganhar ainda mais importância. Em função disso, a Sicredi União Metropolitana, cooperativa presente em Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Sapucaia do Sul e Viamão está organizando uma ação que destinará alimentos e produtos de higiene em prol da Rede de Bancos de Alimentos RS e outras entidades e famílias em vulnerabilidade social. A campanha de arrecadação ficará ativa até 17 de julho. Na data final desta iniciativa, os caminhões cooperativos farão uma carreata pelas principais ruas das cidades, passando pelos pontos de coletas, recolhendo as doações, e recebendo contribuições durante a rota.

A iniciativa nasceu em 2019, em virtude do Dia C – Dia de Cooperar, um grande movimento nacional que propõe ações de responsabilidade social. Movimento organizado nacionalmente pela Organização Brasileira das Cooperativas (OCB), que mobiliza o segmento com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios do cooperativismo.

“Diante de uma pandemia, que nos colocou em meio a uma crise sem precedentes, precisamos reforçar nossos valores e princípios cooperativos, e essa ação do Caminhão Cooperativo, com a união entre sociedade, associados e o Sicredi simboliza esse esforço pelo bem comum que nos move”, afirma Ronaldo Sielichow, presidente da cooperativa Sicredi União Metropolitana RS.

Até 17 de julho qualquer pessoa pode somar solidariedade a esse movimento cooperativo, levando até um ponto de coleta os itens que deseja doar ou destinando valores diversos à chave Pix: facoparte@sicredi.com.br. Ao final da campanha, na página da iniciativa ( https://bit.ly/caminhaocooperativo ) será realizada a prestação de contas, com informações sobre valores, quantidades e instituições ou projetos beneficiados.

A origem do Dia C

O Dia de Cooperar (Dia C) nasceu em 2009 como um projeto inovador em Minas Gerais. Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo. Fato que contribui bastante para o estreitamento dos laços entre a ONU e o Sistema OCB.
 

16/07/21

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne