Voltar

Dica

A boa alimentação começa com a amamentação...

 

n/d

            A infância é um período em que se desenvolve grande parte das potencialidades humanas. O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução dos riscos inerentes à saúde infantil.

            Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

          Do nascimento até os seis primeiros meses de vida, a criança deve receber somente leite materno, sem a inclusão de água, chás, sucos ou qualquer outro alimento. Essa prática é denominada de aleitamento materno exclusivo.

O leite humano oferece todos os nutrientes que a criança necessita para iniciar uma vida saudável e possui inúmeras vantagens quando comparado ao leite de vaca ou fórmulas infantis.

Importância do aleitamento materno:

•O leite materno apresenta a composição ideal de nutrientes para o recém nascido. Não sendo necessário completar com outros leites, mingaus ou sucos, contribuindo para economia no orçamento familiar;

•Pode reduzir as chances da ocorrência de obesidade;

•Favorece a saúde imunológica do bebê, melhorando suas defesas contra diferentes doenças;

•Diminui a ocorrência e/ou gravidade das diarréias, infecções, otites, meningites bacterianas e várias outras doenças;

•O leite materno é muito fácil de digerir e não sobrecarrega o intestino e os rins do bebê. Por isso as fezes dos bebês são aguadas (amarelas ou verdes), e a urina é bem clarinha e abundante.

•Melhor desenvolvimento da cavidade oral.

•O leite materno é prático, não precisa ferver, misturar, coar, dissolver ou esfriar.

•Transmite amor e carinho, fortalecendo os laços entre a mãe e o bebê.

Importante Saber:

•O tempo para esvaziamento da mama depende de cada bebê; alguns conseguem esvaziar a mama em poucos minutos e outros podem demorar trinta minutos ou mais.

•A mama precisa ser esgotada, ou seja, o bebê deverá sugar todo o leite contido nela para depois passar para a outra mama. O leite posterior (último a sair) é rico em gordura e importante para o ganho de peso do bebê.

•Amamentação não combina com preocupação. A mãe precisa estar tranqüila para amamentar seu filho.


Autor: Nutricionista Mariana Brito

Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da Criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar.  Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL, Ministério da Saúde. ENPACS: Estratégia Nacional para alimentação complementar saudável: Caderno do Tutor. Brasilia, 2010.

 

18/03/11

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne