Voltar

Dica

A importância da Vitamina A durante a gestação

n/d

      

 

          A nutrição adequada deve começar durante a gestação e continuar após o nascimento. A vitamina A é um nutriente essencial para o organismo, pois está relacionada a diversos processos metabólicos e apresenta especial importância durante a gestação.  A deficiência de vitamina A é prevalente em muitos países, incluindo o Brasil.

           Essa vitamina desempenha importante papel no período de formação do embrião e no crescimento do feto, atuando mais especificamente no desenvolvimento do coração, olhos e ouvidos. Sua ingestão deficiente ou excessiva está associada a defeitos congênitos.  O consumo adequado de alimentos fonte de vitamina A garantirá a formação de reservas adequadas deste nutriente pelo feto, principalmente no 3º trimestre de gestação.  A vitamina está presente em alimentos de origem animal e nos vegetais encontra-se sob a forma de provitamina A (carotenóides) que são precursores da vitamina A, ou seja, ela passa por uma conversão em nosso organismo, que ocorre no intestino e fígado para se tornar ativa, além de possuir ação antioxidante.

Alimentos Fonte de Vitamina A: vísceras (principalmente o fígado), gema de ovo, leite e derivados integrais.
Alimentos Fonte de provitamina A: vegetais verde escuros (espinafre, brócolis e folhas novas de vários vegetais), vegetais amarelos (abóbora e cenoura) e frutas amarelo-alaranjadas (manga, pêssego e mamão).

Quantidade de alimentos necessários para o fornecimento de bom aporte de vitamina A (consumir no mínimo uma vez por semana em dias alternados):

  • Fígado de boi: 1 bife médio
  • Cenoura: 1 unidade
  • Manga: 1 unidade
  • Batata-doce: 3 colheres de sopa

 

Autor: Nutricionista Mariana Brito

 

Referencias:
SILVA, Luciane de Souza et al. Micronutrientes na gestação e lactação. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 7, n.3, p. 237-244, 2007.
Ministério da Saúde. Boletim Carências Nutricionais – Deficiência de Vitamina A. 2 ed. 2009.
Accioly, Elizabeth. Nutrição em obstetrícia e pediatria/Elizabeth Accioly, Cláudia Saunders, Elisa Maria de Aquino Lacerda. – 2. ed – Rio de Janeiro: Cultura Médica: Guanabara Koogan, 2009.
Vitolo, Marcia Regina. Nutrição: da gestação ao envelhecimento – Rio de Janeiro: Ed. Rubio, 2008.

 

 

18/02/11

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne