Voltar

A desnutrição

A desnutrição está intimamente associada às condições de pobreza de uma comunidade. A pobreza não pode ser definida de forma única e universal; contudo, podemos afirmar que ela se refere a situações de carência em que os indivíduos não conseguem manter um padrão mínimo de vida onde possam satisfazer suas necessidades básicas.

Esta doença enfraquece a pessoa, podendo acontecer em qualquer idade, mas ocorrendo com mais facilidade em bebes e crianças menores de cinco anos. Justamente nessa idade, a doença costuma ser mais grave, devido aos sérios problemas de saúde que pode causar pelo resto da vida, ou até mesmo levar a morte da criança.

Quando a criança não se alimenta adequadamente, perde peso, cresce menos, enfraquece, e fica facilmente doente, prejudicando seu estado de saúde. É de extrema importância tratar a desnutrição logo após o diagnóstico de um nutricionista, para que a criança tenha uma boa saúde e volte a ter o peso e altura ideal para a idade.

Estima-se que, no mundo em desenvolvimento, 174 milhões de crianças menores de cinco anos têm desnutrição indicada pelo baixo peso para a idade e 230 milhões, pela baixa estatura para a idade. Reconhece-se que 6,6 milhões dos 12,2 milhões de mortes entre crianças menores de cinco anos, ou seja, 55% das mortes infantis em países em desenvolvimento, estão associadas à desnutrição. Além do sofrimento humano, a perda em termos de potencial humano traduz-se em custos sociais e econômicos que nenhum país pode sustentar1.

 1 - Fonte: http://www.desnutricao.org.br/

 

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne