Voltar

Prêmios e Reconhecimentos
n/d
Prêmio Top Cidadania ABRH 2014
 
O Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul e o Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais receberão o Prêmio Top Cidadania ABRH-RS 2014, Categoria Instituições Sem Fins Lucrativos, um dos mais importantes reconhecimentos gaúchos nas áreas de gestão de pessoas e cidadania. A Cerimônia de Premiação ocorrerá no dia 1º de outubro, no Grêmio Náutico União (Sede Alto Petrópolis), em Porto Alegre.
 
O Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, criado há 13 anos no Conselho de Responsabilidade Social e Cidadania da FIERGS, já arrecadou e distribuiu 24 milhões de quilos de alimentos para entidades carentes. Além da doação de alimentos, desenvolve cinco Projetos de Nutrição e segurança alimentar realizados por nutricionistas e estagiários de nutrição. Os Projetos “Nutrindo o Amanhã” e “Oficina do Sabor”, desenvolvidos no Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, têm como objetivos a promoção de saúde, a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida dos usuários que recebem alimentos doados pelo Banco de Alimentos. Os resultados destas ações se refletem na melhoria dos hábitos alimentares das crianças e adolescentes nas 113 Instituições atendidas. A avaliação nutricional de 10.188 crianças e adolescentes permitiu a identificação do diagnóstico nutricional e o planejamento e execução de 790 intervenções nutricionais/dinâmicas de educação alimentar e 156 oficinas culinárias, desenvolvidas por 267 acadêmicos dos Cursos de Nutrição e Gastronomia que atuaram nos Projetos.
 
O Banco de Livros tem como missão fazer o conhecimento circular e chegar até as pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social e que historicamente não tiveram o acesso a literatura e leitura como fonte de conhecimento para o desenvolvimento da cidadania. Em cinco anos de atuação, o Banco de Livros já doou 192.095 livros para 255 entidades beneficiadas nos Estados do Rio Grande do Sul (95% das doações) e Santa Catarina (5% das doações). Cerca de 85% das instituições beneficiadas receberam além dos livros computadores, mesas, cadeiras, estantes, tapetes, almofadas e cortinas para a montagem do espaço de leitura. Um dos Projetos de maior destaque do Banco de Livros é Passaporte para o Futuro, que instalou bibliotecas em todos os Presídios do Rio Grande do Sul. Para atuação nos espaços de leitura, o Banco de Livros capacitou 97 motivadores de leitura, para atuarem como organizadores e dinamizadores destes espaços. 
 
As premiações Top Ser Humano e Top Cidadania, da ABRH-RS, evidenciam e reconhecem as empresas e instituições que se destacam por suas práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento humano e responsabilidade social. Seis instituições receberão o Top Cidadania 2014. Além do Banco de Alimentos e Banco de Livros, também serão agraciadas: Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul, Hospital Moinhos de Vento, SESI/RS e Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.
 
Estarão na cerimônia representando os Bancos de Alimentos e de Livros os senhores Jorge Luiz Buneder, Coordenador do Conselho de Responsabilidade Social e Cidadania da FIERGS e Presidente do Conselho de Administração da Fundação dos Bancos Sociais; Paulo Renê Bernhard, Diretor Superintendente da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais; Waldir da Silveira, Presidente do Banco de Livros; Antônio Parissi, Presidente do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul; a Diretora Técnica do Banco de Alimentos Denise Ziegler; a Diretora do Banco de Alimentos, Denise Zaffari; a Nutricionista Chefe do Banco de Alimentos, Adriana Lockmann; a Bibliotecária do Banco de Livros Neli Miotto; diretores e colaboradores dos Bancos Sociais.
 
Em 2013, a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais conquistou o mais importante prêmio de gestão de pessoas da América Latina, quando foi agraciada pela ABRH-Nacional com o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2013, Categoria Prata, na Modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social - Organizações do Terceiro Setor, durante cerimônia ocorrida no dia 20 de agosto de 2013, em São Paulo.
 
 
n/d
Nutricionista do Banco de Alimentos é agraciada com Troféu Destaque do SINURGS
 
A Nutricionista Chefe do Banco de Alimentos de Porto Alegre, Adriana da Silva Lockmann (centro da foto), recebeu na noite de 28 de agosto o Troféu Destaque em Nutrição na Área Política, pelo Sindicato dos Nutricionistas no Estado do Rio Grande do Sul-SINURGS.
 
Atuando há nove anos no Banco de Alimentos de Porto Alegre, Adriana é responsável pela higiene e segurança alimentar de todos os alimentos doados pelo Banco de Alimentos às entidades beneficiadas. 
 
Com 13 anos de atuação, o Banco de Alimentos já distribuiu 25 milhões de quilos de alimentos. O trabalho de Adriana envolve a coleta dos alimentos, armazenamento, separação, verificação, montagem dos kits de doação, entrega, e outros processos pelos quais os alimentos passam.
 
Adriana também coordena os Projetos de segurança alimentar e nutricional “Cozinha Nota Dez” e “Passos da Longevidade” (novo projeto em desenvolvimento) realizados nas entidades beneficiadas.  
 
O Projeto “Cozinha Nota Dez”  busca implementar a cultura de boas práticas e higiene na manipulação de alimentos nas instituições beneficiárias. Mais de 80  instituições já participaram do programa.  
 
 
n/d
Banco de Alimentos de Porto Alegre recebe Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio 2014
 
O Banco de Alimentos de Porto Alegre foi premiado em 1º Lugar na categoria "Pequena Empresa" no Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio 2014, com o trabalho inscrito pela Estagiária de Nutrição do Banco de Alimentos Maria Natália Teodoro. A Cerimônia de Premiação aconteceu no dia 19 de setembro na FIERGS, durante o Evento Diálogos do Futuro, promovido pelo IEL. 
 
Maria Natália cursa o 6º semestre de Nutrição na PUC-RS e é estagiária do Banco de Alimentos desde março de 2013. O case ganhador foi orientado por Adriana Lockmann, Nutricionia Chefe do Banco de Alimentos. Durante o estágio no Banco de Alimentos, Maria Natália conheceu de perto a realidade das instituições através da prática. Realizou o check list nas cozinhas das entidades, montou relatórios com conformidades e não conformidades, avaliou juntamente nutricionistas as instituições e fez sugestões de adequações para as entidades terem uma cozinha dentro das normas de higiene e segurança alimentar.
 
O “Programa Cozinha Nota Dez” é desenvolvido por Estagiárias de Nutrição e Nutricionistas do Banco de Alimentos. O Programa busca implementar uma cultura de boas práticas e higiene na manipulação de alimentos nas instituições beneficiárias do Banco de Alimentos.  Aproximadamente 100 entidades já foram contempladas com a prática em Porto Alegre.
 
 
Premiações 2000 a 2013
  • Medalha de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do RS
  • Top Cidadania ABRH 2012
  • Prêmio ARF/Ministério Público
  • Medalha de 80 anos da Instituição Beneficente Corenel Massot
  • Certificação de Tecnologia Social do Banco do Brasil
  • Prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa RS
  • Prêmio SINEPE - Excelência em Responsabilidade Social
  • Troféu Solidariedade, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre
  • Medalha a Porto Alegre (Prefeitura Municipal)
  • Prêmio Lideres e Vencedores (Assembléia Legislativa e Federasul)
  • Prêmio Destaque Comunitário (Câmara de Vereadores de Porto Alegre)
  • Distinção Rotária do Rio Grande do Sul
  • Distinção Lions do Rio Grande do Sul, Prêmio Destaque Comunitário(Rede Pampa de Televião)
  • Prêmio Rio Grande que dá Certo
  • Prêmio Destaque Comunitário SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural)
  • Prêmio Associação de Criadores de Gado do Rio Grande do Sul
  • Prêmio Rotary Clube Lindóia Passo da Areia

 

Apoiadores:

Compartilhe: Siga-nos no Twitter Acesse nosso Facebook Acesse nosso Orkut Veja nosso canal no YouTube Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne