Voltar

Nossa História

Para ajudar a combater a fome no Brasil, no de 2000, um grupo de empresas, sindicatos, entidades e grupos de serviços reuniram-se e criaram no Conselho de Cidadania da FIERGS - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul - o primeiro Banco de Alimentos do Brasil. O Banco de Alimentos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua como um gerenciador de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada e gratuita de alimentos para instituições beneficentes.

Em 2007, com o objetivo de ampliar as atividades do Banco de Alimentos, e levar seus benefícios a outras localidades, foi criada a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Atualmente a Rede beneficia 900 instituições, doando aproximadamente 500 mil quilos de alimentos por mês. Dada sua efetividade, a metodologia difundiu-se e já está presente em 23 localidades (representando 34 cidades) do Rio Grande do Sul, além da criação de 100 Núcleos Banco de Alimentos. 

A Rede de Bancos de Alimentos possui Bancos de Alimentos associados nas seguintes localidades: Alvorada, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encruzilhada do Sul, Gravataí, Guaíba, Litoral Norte, Pelotas, Porto Alegre, Região do Calçado (Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapiranga e Campo Bom), Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Tramandaí, Uruguaiana, Vale do Sinos (Portão, Sapucaia, São Leopoldo e Esteio),  Venâncio Aires e Viamão.
 

Apoiadores:

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne