Voltar

Notícia

Parceria RBS TV e Rede de Bancos de Alimentos bate novo recorde em 2019

n/d

Nossa já tradicional Campanha “Natal do Bem” bateu um novo recorde de doações: 591 toneladas de alimentos arrecadados e distribuídos para mais de 800 entidades de 157 cidades gaúchas. Esta campanha é hoje a maior fonte de arrecadação dos Bancos de Alimentos no Estado, conquistando a população e levando o espírito de solidariedade para todos os lares gaúchos. Em cinco anos, a Campanha já arrecadou 1.482.000 quilos de alimentos, o que representa quase 5 milhões de refeições na mesa das pessoas que mais precisam.

A iniciativa da RBS TV, Jornal do Almoço, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e Rede de Bancos de Alimentos da FIERGS contou, mais uma vez, com a participação da sociedade, formando uma verdadeira corrente de solidariedade para levar alimentos a quem sequer tinha o que comer. Também nesta edição da Campanha, ficou demonstrada uma grande capacidade de arregimentação, uma vez que foram envolvidos milhares de VOLUNTÁRIOS dos mais diversos setores da sociedade, que deram uma verdadeira demonstração de SOLIDARIEDADE e AMOR ao PRÓXIMO. Foram milhares de horas trabalhadas, quilômetros percorridos, diversos eventos promovidos, e incontáveis sonhos de famílias, realizados.

O Natal do Bem contou, além da Rede de Bancos de Alimentos RS e Núcleos Bancos de Alimentos, com pontos de arrecadação nas Emissoras da RBS TV e inúmeros parceiros. Diversas empresas, academias, condomínios e organizações também abraçaram o Natal do Bem, tornando-se ‘‘pontos de coleta’’ de doações! Esse envolvimento se refletiu nos resultados alcançados, que vem aumentando a cada ano. No primeiro ano do Natal do Bem, 60 toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadados. Em 2016, 111 toneladas. Para superar a meta, em 2017, outros veículos do Grupo RBS passaram a integrar o projeto, e foram arrecadadas 266 toneladas. Em 2018, com a realização da primeira Cavalgada do Bem, os números aumentaram significativamente, chegando a 454 toneladas de alimentos.

Diversas empresas e organizações uniram-se ao Natal do Bem, possibilitando a realização da ação, com destaque para dois grandes parceiros. A Agência Conjunto, responsável pela criação dos sites do Desafio Farroupilha e da Cavalgada do Bem, fundamentais para centralizar as informações das ações e efetuar o cadastramento dos CTGs de todo o Estado. Foram centenas de cadastros realizados, que graças aos sites desenvolvidos, puderam ser analisados e divulgados, reconhecendo as arrecadações realizadas pelos CTGs e Grupos de Cavalgadas em todo o Rio Grande do Sul. Outra importante participação foi da Ordem dos Advogados do Brasil RS (OAB-RS) como entidade aferidora do Desafio Farroupilha. Para fiscalização dessa ação, cada CTG teve um Aferidor local da OAB-RS, que informou no site a quantidade de alimentos arrecadados na localidade. A Sede da OAB-RS e diversas subseções gaúchas abraçaram a campanha, atuando também como ponto de recolhimento de alimentos.

O Natal do Bem mobilizou milhares de pessoas, que além de doar alimentos, deixaram recadinhos de Natal, mensagens de carinho e reflexão, que foram lidas durante todos os dias da Campanha no Jornal do Almoço. Diversos eventos do Natal do Bem foram realizados no Rio Grande do Sul, e o grande destaque dessa edição ficou por conta do “Desafio Farroupilha” e da “Cavalgada do Bem”, que envolveram mais de 200 CTGs no Estado.

n/d n/d

 

Cavalgada do Bem une os gaúchos em todo o Estado

As mais de 200 “Cavalgadas do Bem” percorreram as ruas das cidades gaúchas no dia 14 de dezembro, arrecadando alimentos e esperança para quem mais precisava. Milhares de cavaleiros de CTGs, Piquetes e Grupos de Cavalgadas recolheram alimentos de casa em casa, e com a ajuda da população, receberam 91.383 kg de alimentos não perecíveis, os quais foram doados para os Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul e centenas de entidades carentes.

Os alimentos arrecadados foram distribuídos nas próprias cidades onde foram recolhidos. Onde existiam unidades do Banco de Alimentos, a doação foi destinada às diversas instituições beneficiadas pelo Banco. Nas demais cidades, os alimentos foram entregues às instituições beneficentes da localidade, pelos próprios CTGs.

Para divulgar e estimular as cavalgadas, foi gravado um videoclipe inspirados no Natal do Bem e nas Cavalgadas do Bem, com renomados músicos tradicionalistas. A produção e direção do clipe foi de Gustavo Brodinho, do estúdio Rec Neles.

n/d
n/d

 

Desafio farroupilha – Tradição e Solidariedade

Com a missão de aliar a dança tradicionalista à solidariedade, grupos mirins de centros de tradições gaúchas (CTGs) participaram da final do Desafio Farroupilha 2019, exibido no Jornal do Almoço dia 21 de dezembro. Nessa edição, o Desafio Farroupilha se uniu à Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, buscando beneficiar mais de 800 entidades carentes atendidas no Estado.

O CTG Rancho da Amizade, de Santo Cristo, cidade localizada no noroeste do Estado, conquistou os dois prêmios da competição: foi o grupo preferido tanto pelo voto popular quanto pelo júri. Eles se aliaram à Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais (Afapene), criando uma coreografia sobre crianças e anjos.

A sexta temporada do Desafio Farroupilha teve um tema diferente das outras edições da competição. Idealizado pelo jornalista Giovani Grizotti, o programa investiu na solidariedade. Os grupos mirins dos CTGs participantes foram desafiados a adotar uma instituição social e a criar e ensinar uma coreografia para os integrantes dessa instituição.

Quatro CTGs participaram do programa: Rancho da Amizade, de Santo Cristo, Patrulha do Rio Grande, de Santo Antônio da Patrulha, Rodeio de Encruzilhada, de Encruzilhada do Sul, e Farroupilha, de Alegrete.

Uma terceira tarefa dada aos competidores foi criar pontos de coleta de alimentos para a campanha Natal do Bem. Para isso, o Rio Grande do Sul foi dividido em quatro partes, de acordo com as 30 regiões tradicionalistas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), de modo que cada grupo concorrente ficou responsável por mobilizar entidades em cada um desses quadrantes. O total arrecadado contou pontos na avaliação final que definiu o vencedor.

Foram 72 pontos de coleta. Juntos, os grupos arrecadaram mais de 60 toneladas de alimentos que foram repassados aos Bancos de Alimentos das cidades, e instituições de caridade beneficiadas.

n/d

Agradecemos á RBS TV e FMSS pela realização dessa grande Campanha e a todos aqueles que nos apoiaram: OAB-RS, MTG, CTGs e Grupos de Cavalgadas, Agência Conjunto, FIERGS, Rotary, Lions, Maçonaria, SETCERGS, Modular, GBOEX, Usina do Corpo, Grupo Cortel, Brodinho, Movimento Escoteiro, empresas, sindicatos, escolas, artistas parceiros, condomínios, nossos voluntários, e principalmente, os milhares de doadores que acreditaram que juntos podemos acabar com a fome no Rio Grande do Sul, MUITO OBRIGADO!

n/d

09/01/20

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne