Voltar

Notícia

Calouros de Medicina arrecadam 23 toneladas de alimentos

n/d

O Trote Solidário SIMERS foi realizado em 12 municípios gaúchos, arregimentando 601 calouros e veteranos de 14 faculdades de medicina do Rio Grande do Sul. Foram arrecadados 23.662kg de alimentos não perecíveis em prol da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, o que representa mais de 70 mil refeições. Realizado desde 2012, o Trote Solidário é uma iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do seu Núcleo Acadêmico, e já arrecadou 281 toneladas de alimentos para quem mais precisa.
    
Os Calouros e Veteranos de medicina realizaram o Trote Solidário em três sábados do mês de agosto.  A primeira etapa aconteceu no dia 17, nas cidades de Lajeado (UNIVATES), Caxias do Sul (UCS) e Santa Cruz do Sul (UNISC), quando foram angariados 8.132 kg de alimentos. A segunda arrecadação foi realizada no dia 24, em Canoas (ULBRA), Novo Hamburgo (FEEVALE), Porto Alegre (UFRGS) e São Leopoldo (UNISINOS), arrecadando 5.683kg de doações. A última etapa foi em 31 de agosto, nas cidades de Ijuí (UNIJUI), Passo Fundo (UPF e UFFS), Pelotas (UFPEL), Santa Maria (UFSM e UFN) e Uruguaiana (UNIPAMPA) arrecadando 9.846 alimentos não perecíveis.
    
A ação contou com o apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), responsável pelo gerenciamento logístico dos alimentos; da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS); e de Voluntários de Lions, Rotary e Bancos de Alimentos locais.
    
No Trote Solidário Simers, os alunos também realizaram doação de sangue nos hemocentros locais, nas sextas-feiras que antecederam a recolha de alimentos. A mobilização de calouros e veteranos nessa ação é de extrema importância, pois aumenta o estoque de sangue e também ajuda a conscientizar toda a sociedade.
    
A grande novidade dessa edição foi a parceria firmada entre o Núcleo Acadêmico SIMERS, Banco de Livros da FIERGS e curso pré-vestibular Fleming, que arrecadam livros para doação a vestibulandos de Medicina. Até o dia 9 de setembro, haverá pontos de coleta em locais específicos da Capital e da Grande Porto Alegre: nos Bancos de Alimentos de Canoas (Rua Expedicionário, 182 - B. Nossa Sra. das Graças - Canoas), Região do Calçado (Rua Cinco de Abril, 29 - B. Rio Branco - Novo Hamburgo) e Vale dos Sinos (Rua Dr. Hilebrand, 595 - B. Rio dos Sinos - São Leopoldo); e na sede do Fleming Premed (Av. Independência, 702 – B. Independência - Porto Alegre). O objetivo é distribuir o material recolhido (exemplares em condições adequadas para utilização, com conteúdo multidisciplinar e data de impressão de até cinco anos) para distribuição em instituições pré-vestibulares e escolas comunitárias.
 

06/09/19

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne