Voltar

Dica

Malefícios da utilização de bicos e mamadeiras na infância

 

 

n/d

As chupetas e bicos são largamente utilizados em vários países, constituindo importante hábito cultural em nosso meio. As chupetas são geralmente usadas para acalmar o bebê, porém seu uso pode levar à menor freqüência de amamentação.  Além disso, as chupetas como os bicos podem ser nocivos por transmitirem infecções, sendo importante veículo de contaminação. Podem também prejudicar a função motora oral, exercendo papel importante na síndrome do respirador bucal, e também levar a problemas ortodônticos provocados pela sucção do bico, que não estimula adequadamente os músculos da boca.

Uma pesquisa de âmbito nacional revelou que a utilização da mamadeira é uma prática muito freqüente em 62,8% das crianças menores de um ano no Brasil. Vários estudos demonstram que o uso da mamadeira interfere nas funções de mastigação, sucção e deglutição.

Outro problema que a mamadeira pode causar é a cárie precoce na infância ou cárie tipo mamadeira, como tem sido chamada por vários autores, que é denominada por ser uma doença aguda que afeta crianças em seu primeiro ano de vida. Esse tipo de cárie afeta os dentes frontais superiores e algumas vezes os dentes posteriores inferiores.

A cárie tipo mamadeira é comum entre as crianças que consomem açúcar (sacarose ou lactose) ao longo do dia e da noite. O risco de adquirir a cárie aumenta se durante o dia ou à noite, ou na hora de dormir forem oferecidas às crianças mamadeiras com bebidas adocicadas, sem a posterior higiene bucal adequada.

O aleitamento materno é de grande importância para o crescimento e desenvolvimento de qualquer criança, tanto imunologicamente, como nutricional e psicologicamente. É recomendado de forma exclusiva até o 6º mês de vida, introduzindo a alimentação complementar sem qualquer tipo de auxilio da mamadeira.

Muitos estudos relacionam o uso da chupeta e mamadeira como fator  determinante para a interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo, além disso, as crianças alimentadas ao peito e mamadeira podem desenvolver uma técnica incorreta de sucção no seio.

A partir da introdução dos alimentos complementares, a amamentação deve ser mantida até os dois anos de idade ou mais e os líquidos devem ser oferecidos com o auxílio de copinhos.


Autor: Acadêmicas de Nutrição Denise Cristiane Siegloch Mayer e Thaís Teresa Brandão Cavalheiro
Revisão: Nutricionista Mariana Brito

Referências:
LAMOUNIER, Joel Alves. O efeito de bicos e chupetas no aleitamento materno. J. Pediatr. (Rio J.),  Porto Alegre,  v. 79,  n. 4, Aug.  2003 .

NEIVA, Flávia Cristina Brisque et al . Desmame precoce: implicações para o desenvolvimento motor-oral. J. Pediatr. (Rio J.),  Porto Alegre,  v. 79,  n. 1, Feb.  2003 .

RAMOS, Bárbara de Carvalho; MAIA, Lucianne Cople. Cárie tipo mamadeira e a importância da promoção de saúde bucal em crianças de 0 a 4 anos. Rev Odontol Univ São Paulo,  São Paulo,  v. 13,  n. 3, July  1999 .

BRASIL, Ministério da Saúde. ENPACS: Estratégia Nacional para alimentação complementar saudável: Caderno do Tutor. Brasilia; 2010.

 

13/07/11

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne