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Dica

A importância do café da manhã na idade escolar

 

 

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      É indiscutível a importância do café da manhã, considerada uma das principais refeições do dia. Porém, frequentemente as crianças passam a omitir esta refeição, comportamento que inicia-se na idade escolar.


       Essa fase é caracterizada pela transição entre infância e adolescência e compreende crianças na faixa etária de 7 a 10 anos. É um período de intensa atividade física, ritmo de crescimento constante, com ganho de peso mais acentuado próximo ao estirão de crescimento.

      Nesse período, a criança já possui suas preferências alimentares e apresenta autonomia na escolha dos alimentos e na quantidade que deseja consumir.

       A omissão do café da manhã pode ser explicada, em parte, pela maior independência adquirida nessa fase. É comum a diminuição da ingestão de leite, o que pode comprometer o suprimento de cálcio necessário à formação da massa óssea.

       A ingestão de alimentos logo após o despertar é essencial, já que nosso organismo passou por um longo período de jejum (durante o sono), sendo necessária a oferta de nutrientes, principalmente para evitar a hipoglicemia.

       O efeito da privação de glicose é perceptível, pois há uma queda nos níveis da glicemia, que é rapidamente seguido por perturbação da função cerebral, podendo afetar negativamente o desempenho cognitivo.

       Além disso, estudos sugerem que as crianças que consomem um café da manhã balanceado, composto por carboidratos complexos (ricos em fibras), proteínas, vitaminas e minerais apresentam maior concentração, memória e melhor desempenho escolar.

       Evidências também indicam que a composição dos nutrientes pode influenciar o humor, afetando a ação de neurotransmissores.

       Por outro lado, refeições ricas em carboidratos simples podem levar à fadiga e diminuição do estado de alerta, podendo provocar sonolência durante as aulas.

       Portanto, devemos dar preferência para carboidratos complexos, que possuem mais fibras e são capazes de manter os níveis de glicemia. O café da manhã deve conter frutas, grãos e sementes (exemplo: aveia, centeio, linhaça, trigo integral), que podem estar presentes em bolos, pães, cereais matinais e biscoitos.

       É importante destacar que a idade escolar é a fase ideal para que sejam transmitidos conhecimentos sobre as propriedades dos alimentos e seus nutrientes, sobre alimentação e hábitos de vida saudáveis à criança, fazendo com que ela se torne consciente da escolha dos alimentos a serem ingeridos.

       Os pais também devem dar o exemplo, e sempre que possível realizar as refeições em família.

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     Exemplo de um café da manhã adequado para escolares:
     -1 copo de leite integral com 1 colher (sopa) de achocolatado
     (opcional)
    -1 unidade de pão francês integral
    -1 colher (sopa) rasa de requeijão
    -1 fatia de queijo magro
    - ½ mamão

 

Opões para substituições:
-Leite ou iogurte natural ou de frutas;
-Pão francês ou pão de forma ou bolo (sem cobertura) ou biscoitos ou cereal matinal
(2 vezes por semana prefira os que contenham grãos e sementes);
-Requeijão ou margarina ou geléia ou mel;
-Queijo ou chester ou peito de peru ou presunto magro;
-Mamão ou qualquer fruta da estação;



Autor: Nutricionista Mariana Brito



Referencias:
WIDENHORN-MÜLLER, Katharina et al. Influence of having breakfast on cognitive performance and mood in 13- to 20-year-old high school students: Results of a crossover trial. Pediatrics, v. 122, n. 2, p. 279-284, 2008.

GAJRE, NS et al, Breakfast Eating Habit and its Influence on Attention concentration, Immediate Memory and School Achievement. Indian Pediatrics, v. 45, 2008.

Palma, Domingos. Guia de nutrição clínica na infância e adolescência/ Domingos Palma, Maria Arlete Excrivão, Fernanda Luisa Ceragioli  – Barueri, SP: Manole, 2009.]

Vitolo, Marcia Regina. Nutrição: da gestação ao envelhecimento – Rio de Janeiro: Ed. Rubio, 2008.
Ancona Lopez, Fábio. Nutrição e dietética em clínica pediátrica/Fábio Ancona Lopez, Anne Lise Dias Brasil – São Paulo: Editora Atheneu, 2004.

 

10/03/11

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