Voltar

Passagem dos 22 anos do Banco de Alimentos é marcada pela doação de 75 milhões de quilos alimentos desde a sua fundação

n/d

Para ajudar a combater a fome no Brasil, no ano 2000, um grupo de empresas, sindicatos, entidades e clubes de serviços reuniram-se e criaram no Conselho Cidadania da FIERGS o primeiro Banco de Alimentos do Brasil, na cidade de Porto Alegre. Desde então, o Banco de Alimentos já arrecadou e distribuiu mais de 75 milhões de quilos de alimentos para entidades carentes. Para comemorar a passagem dos 22 anos do Banco de Alimentos de Porto Alegre, no dia 6 de dezembro, foi realizado um almoço de confraternização com os seus colaboradores.

O Banco de Alimentos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua como um gerenciador de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos, além de realizar capacitações de segurança alimentar e nutricional às entidades beneficentes.

Com o objetivo de levar a metodologia criada em Porto Alegre para outras cidades brasileiras, foi criada, em 2007, a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, a qual conta com 25 Bancos de Alimentos associados, abrangendo 31 cidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, beneficiando cerca de 1.000 ONGs na região sul do Brasil.

Os Bancos de Alimentos estão diretamente envolvidos na problemática da Segurança Alimentar e na redução da fome e do desperdício de alimentos a partir de dois focos de atuação que incluem a doação de alimentos e o desenvolvimento de Projetos de Nutrição, Segurança Alimentar e Saúde, proporcionando mais bem-estar e saúde às pessoas atendidas nas instituições beneficiadas.

Em Porto Alegre, são desenvolvidos e implementados seis Projetos pela equipe multidisciplinar do Banco de Alimentos: Cozinha Nota Dez, Funcionalidade para Idosos, Nutrindo o Amanhã, Oficina do Sabor, Passos da Longevidade e Primeiros Passos, levando mais saúde e bem-estar aos assistidos.
 

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne