Voltar

Exposição “Pantanal, beleza ameaçada” em prol do Banco de Alimentos

n/d

A partir de hoje (1º), na icônica escadaria do Viaduto Otávio Rocha (Viaduto da Borges de Medeiros), acontece a exposição “Pantanal, beleza ameaçada”, com fotografias de Douglas Fischer e Daisson Flach. O evento é gratuito e busca auxiliar o Banco de Alimentos de Porto Alegre na luta contra a fome.

“Pantanal, beleza ameaçada” é, além de um projeto que conjuga arte e educação ambiental, uma ação social que busca levar alimento e esperança em momento tão difícil. Em parceria com o Banco de Alimentos, as obras expostas serão disponibilizadas para venda, impressas em fine art, com VALORES DESTINADOS DIRETA E INTEGRALMENTE AO BANCO DE ALIMENTOS. Os custos de impressão das obras serão pagos diretamente à gráfica apoiadora, com desconto de 30% sobre os valores de tabela.

 

 “Pantanal, beleza ameaçada” é uma declaração de amor e um manifesto.

A exposição “Pantanal, a beleza ameaçada” nasce de uma grande e longa e amizade, construída a partir de muitas afinidades, entre elas a fotografia. Em 2019, Douglas Fischer e Daisson Flach decidiriam que era o momento de realizar uma viagem com o objetivo específico de fotografar a vida natural.  O destino escolhido foi o Pantanal mato-grossense, maior planície alagável do mundo, com uma biodiversidade riquíssima, que se espalha pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, adentrando também território paraguaio e boliviano. A primeira expedição, em 2019, os levou ao Parque Estadual do Encontro das Águas, em Porto Jofre, ponto final da Transpantaneira, estrada-parque que inicia em Poconé, no Mato Grosso. Logo ao cruzar o portal da Transpantaneira, um sobrevoo de araras azuis anunciou a força e a diversidade daquele maravilhoso, raro e frágil bioma brasileiro. Deslizando de voadeira pelas águas do rio Piriqui e seus corixos, encontraram uma beleza que parecia até irreal, onírica.

No setembro seguinte, partiram para a segunda incursão, explorando a região do Pantanal de Corumbá-MS. Dessa vez, foram recebidos na entrada da Estrada do Pantanal por um sobrevoo de colhereiros, com seus inconfundíveis bicos e plumagem rósea. Toda a beleza e a potência da natureza pantaneira estava novamente lá, mas havia um componente novo, tangível, perigoso, desolador: a fumaça nublava o céu pantaneiro, o azul se diluía em cinzas, um estranho halo se formava ao redor do sol.  Os animais que escapam do inferno de fogo sobrevivem à espera da chuva que há de encher o Pantanal novamente. Como milagre, a beleza rebrota, resiliente, mas as cicatrizes ficam.

Essa exposição, realiza o sonho de soltar os bichos na urbe, ocupar a cidade com a beleza ameaçada, trazer aos olhos o que lá existe e precisa de cuidado. É o vislumbre de um Brasil de antes do Brasil, uma conexão íntima com a natureza pujante que persiste e grita. Com a sensível curadoria de Marcos Monteiro, a exposição é aberta, gratuita, democrática, livre e solidária. Instalada a céu aberto, no coração de Porto Alegre, um convite ao olhar, à sensibilidade e à urgente reflexão sobre o futuro dos biomas brasileiros e sua preservação.  

A Galeria Escadaria é a única no gênero no Brasil, situada na escadaria Verão do viaduto Otávio Rocha no centro de Porto Alegre, apresenta suas obras a céu aberto 24 horas por dia. A Galeria atua de forma permanente com agenda de exposições o ano inteiro. Por sua grande relevância artística, tornou-se um ponto cultural na cidade. A Galeria Escadaria conta com o apoio institucional do Governo do Estado do RS, através da Secretaria de Cultura- SEDAC.

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne