Voltar

8º Festival do Japão RS receberá doações em prol do Banco de Alimentos de Porto Alegre

 

n/d  

O Festival do Japão, maior evento da cultura japonesa do Rio Grande do Sul celebra na sua 8º edição os Esportes e atividades de lazer típicos japoneses. O evento promovido pela Associação do Festival do Japão do Rio Grande do Sul, nos dias 17 e 18 de agosto, acontecerá na Academia da Polícia Militar em Porto Alegre, com a venda de ingressos antecipados pelo site da Uhuu (bit.ly/FESTIVALBA). O Banco de Alimentos de Porto Alegre será beneficiado com o “Ingresso Solidário”, modalidade com desconto mediante a doação de 1kg de alimento. Os visitantes que não levarem alimentos poderão comprar diretamente no estande do Banco de Alimentos, na entrada do Festival.

O evento proporciona a experiência da cultura japonesa ao público com atrações típicas de música, danças folclóricas, apresentações de tambores japoneses (taikô) e outros instrumentos (shakuhachi – flauta, shamisen – instrumentos de cordas), artes marciais, exposições e oficinas de ikebana (arranjo de flores), origami (dobradura de papel, Shodô (caligrafia), entre outros.

 

Olimpíadas 2020

A temática deste ano vai ao encontro ao próximo evento multiesportivo que a região metropolitana de Tóquio receberá no próximo ano. Muito mais que uma competição esportiva, as Olimpíadas simbolizam a união dos povos pelo esporte, estando alinhada com o propósito que o Festival do Japão em transmitir ao público valores japoneses como disciplina, técnica e respeito.  No evento, contaremos com demonstrações de artes Marciais com o Instituto Sul Brasileiro de Aikidô com o Mestre Leonel Rade, Naginata Kendo e Iadô  -com o mestre Leandro Furushô, Sumô  - com o mestre Yuso Sato, Kenjutsu  - Instituto Cultural Niten, Karatê  Shotokan –com o  Mestre Tiago Frosi, Shorinji Kenpo  com o Mestre Izidoro.  Outras modalidades, como o Kyudô (Arco e Flecha), Tênis de Mesa e Baseball também estarão presentes.  Além das práticas esportivas, o evento apresentará também as atividades de lazer presentes na cultura japonesa.

 

Hello Kitty – Aniversário de 45 anos

Hello Kitty comemora 45 anos neste ano e realiza um calendário especial de aniversário com presença por todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, a personagem comemorará seu aniversário durante o 8º Festival do Japão RS com muita fofura e diversão. A própria Hello Kitty estará presente, fisicamente, durante os dias do evento para receber os parabéns e tirar fotos com um quimono de comemoração. O festival também terá o espaço Hello Kitty com a linha de produtos da personagem, além de ativações de fofura e nostalgia para todas as idades.

A personagem,  ícone de fofura e glamour no Japão, também faz sucesso aqui no Brasil.  A Hello Kitty foi criada em 1974 pela designer da empresa japonesa Sanrio, Yuko Shimizu, e recebeu o nome inglês porque a cultura britânica era muito popular entre as garotas japonesas no ano da sua criação.

  

Atração Internacional – Ballon Performer Aki

A Fundação Japão traz para o Brasil, o performer de balões Aki, show de balões de fantasia que é considerado o número 1 no Japão. Vencedor por dois anos consecutivos do torneio nacional de balões artísticos, o artista é capaz de reunir velocidade e técnicas no manuseio de balões, atraindo a atenção do público do mundo inteiro. Mais informações: http://performer-aki.com.

 

Apresentações artísticas

O 8º Festival do Japão RS recebe artistas diretamente do Japão para apresentações no palco principal, como a participação do Casal Tanaka - com mais de 80 anos, o Sr. Kohdou Tanaka canta ópera acompanhado de sua mulher ao piano.  Ainda na programação, teremos apresentações do Quarteto Tao de Cordas com músicas tradicionais japonesas e o Grupo Requios: tradicional grupo de tambores de Okinawa.

Pela primeira vez no Festival, contaremos com o Grupo MIN - a nova geração da música folclórica japonesa no Brasil e também com artistas que prestigiam sempre o festival com canções tradicionais japonesas como os cantores: Mariko Nakahira e Zenkyu Ogawa.

 

Praça de Alimentação – Cook Show

O evento conta com uma praça de alimentação e proporciona uma experiência gastronômica oriental ao público, com a venda de diversos pratos típicos da culinária japonesa, como por exemplo: yakisoba, lamen, yakitori, takoyaki, gyoza e muito mais. Este ano em especial, teremos um Cook Show com a presença da Yuko Tappabutt (participante do Masterchef 2017), Luiz Alarcón (Consultor Técnico da Vigor) e o sommelier Pedro Almeida. Os profissionais prepararão diversos pratos da culinária japonesa para o público degustar e aprender mais sobre os pratos tradicionais.

  

8º Festival do Japão RS

O evento utiliza o espaço da Academia da Polícia Militar, cedido pela Brigada Militar, com exposição da cultura japonesa nas dependências das salas de instrução, mini-auditório, ginásio e praça de alimentação com estacionamento no local.

O Festival do Japão RS é realizado pela Associação do Festival do Japão RS, além de uma parceira com Parceiros Voluntários e com o evento Anime Buzz e conta com a participação de dezenas de voluntários que trabalham nos dois dias do evento. O Festival do Japão é uma realização do Ministério da Cidadania, Governo Federal e Lei de Incentivo Cultural. Conta com a participação do Anime Buzz e com o patrocínio das empresas Vero / Banrisul Cartões S.A, Hikari, JTI, Honda Kaizen, FAI, Hello Kitty, Flor de Fogo, SM Tendas e Estruturas, Master Hoteis, Ouro e Prata, Planalto, Arroz Rei Arthur, Japesca, Solaris, Sawayaka, Odonto Med Brasil, Família Hatori, Brasia, Piratini, Forservice e Maquisul. Como apoio institucional, o governo do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre, Prefeitura de Ivoti, Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, Embaixada do Japão, Escritório Consular do Japão em Porto Alegre, Cidade de Kanazawa, Província de Shiga, JICA, Fundação Japão, Parceiros Voluntários, Banco de Alimentos de Porto Alegre, Anjos do Asfalto, DMLU, UFRGS - Departamento de Difusão Cultural, Porto Alegre Convention & Visitors Bureau e Japan Foundation São Paulo.

 

Imigrantes japoneses no Rio Grande do Sul

Em dados recentes, o Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, somando mais de 1,9 milhão de japoneses e descendentes até da quinta geração. Apesar dos grandes desafios enfrentados, os imigrantes japoneses superaram e prosperaram contribuindo para o desenvolvimento econômico-social em diversos estados brasileiros; destaque o sudeste brasileiro São Paulo e Paraná onde há maior concentração de japoneses. No estado do Rio Grande do Sul a comunidade japonesa é modesta com estimativa de 5 mil habitantes nas principais regiões como Porto Alegre, Gravataí, Ivoti, Itati, Santa Maria e Pelotas.

 

Anime Buzz

O Anime Buzz é o maior evento de anime do Sul do Brasil e, a sua 16º edição é realizado simultaneamente com o Festival do Japão RS. O evento conta com concursos de cosplay (fantasia), espaço gamer com videogame, shows de dança, apresentações musicais, fãs clubes de Harry Potter, Disney, entre outros convidados especiais. O espaço dedicado aos fãs da cultura pop japonesa ainda conta com mais de 30 lojas com artigos geeks, brincadeiras temáticas e muita diversão.

www.animebuzz.com.br

www.facebook.com/eventoanimebuzz

 

8º Festival do Japão RS

Data: 17 e 18 de agosto

Local: Academia de Polícia Militar/ Avenida Aparício Borges, 2001

Sábado: 10h às 18h | Domingo: 9h às 17h

Ingresso: bit.ly/FESTIVALBA

(A modalidade "Ingresso Solidário" será em prol do Banco de Alimentos)

 

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne