Voltar

Notícia

Banco de Alimentos participa das comemorações do 8º Festival do Japão

n/d

O Festival do Japão, maior evento da cultura japonesa do Rio Grande do Sul celebrou na sua 8º edição os Esportes e atividades de lazer típicos japoneses. O evento promovido pela Associação do Festival do Japão do Rio Grande do Sul, nos dias 17 e 18 de agosto, aconteceu na Academia da Polícia Militar, e se destacou pelo espírito de solidariedade. Através do “ingresso solidário” foram arrecadadas 8 toneladas de alimentos, o que representa 25.000 refeições para mais de 200 entidades beneficiadas pelo Banco de Alimentos de Porto Alegre. 

A arrecadação de alimentos foi possível graças ao trabalho voluntário de grupos de Escoteiros, colaboradores da FIERGS e FGBS, estagiários e nutricionistas do Banco de Alimentos, voluntários do Festival do Japão, entre tantos outros que não mediram esforços para captar as doações nos dois dias do evento. 

O Festival foi prestigiado por milhares de pessoas e coroado com pleno êxito. Reuniu uma multidão de apaixonados pela cultura e gastronomia do país asiático, e proporcionou a experiência da cultura japonesa ao público com atrações típicas de música, danças folclóricas, apresentações de tambores japoneses (taikô) e outros instrumentos (shakuhachi – flauta, shamisen – instrumentos de cordas), artes marciais, exposições e oficinas de ikebana (arranjo de flores), origami (dobradura de papel, Shodô (caligrafia), outros.

A temática da edição de 2019 foi ao encontro ao próximo evento multiesportivo que a região metropolitana de Tóquio receberá em 2020. Muito mais que uma competição esportiva, as Olimpíadas simbolizam a união dos povos pelo esporte, estando alinhada com o propósito do Festival do Japão em transmitir ao público valores japoneses como disciplina, técnica e respeito.  No evento, houveram demonstrações de artes Marciais e  modalidades, como o Kyudô (Arco e Flecha), Tênis de Mesa e Baseball.  Além das práticas esportivas, o evento apresentou também as atividades de lazer típicas da cultura japonesa.

Outro ponto alto do Festival foi o Anime Buzz, maior evento de anime do Sul do Brasil e, a sua 16º edição foi realizado simultaneamente com o Festival do Japão RS. O evento contou com concursos de cosplay (fantasia), espaço gamer com videogame, shows de dança, apresentações musicais, fãs clubes de Harry Potter, Disney, entre outros convidados especiais. 

O evento contou ainda uma praça de alimentação espetacular que proporcionou uma experiência gastronômica oriental ao público, com a venda de diversos pratos típicos da culinária japonesa, além da realização de Cook Show onde os profissionais prepararam diversos pratos da culinária japonesa para o público degustar e aprender mais sobre a gastronomia tradicional.

O Festival do Japão RS foi realizado pela Associação do Festival do Japão RS, além de uma parceira com Parceiros Voluntários e com o evento Anime Buzz e contou com a participação de dezenas de voluntários que trabalham nos dois dias do evento. O Festival do Japão é uma realização do Ministério da Cidadania, Governo Federal e Lei de Incentivo Cultural. Conta com a participação do Anime Buzz e com o patrocínio das empresas Vero / Banrisul Cartões S.A, Hikari, JTI, Honda Kaizen, FAI, Hello Kitty, Flor de Fogo, SM Tendas e Estruturas, Master Hoteis, Ouro e Prata, Planalto, Arroz Rei Arthur, Japesca, Solaris, Sawayaka, Odonto Med Brasil, Família Hatori, Brasia, Piratini, Forservice e Maquisul. Como apoio institucional, o governo do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre, Prefeitura de Ivoti, Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, Embaixada do Japão, Escritório Consular do Japão em Porto Alegre, Cidade de Kanazawa, Província de Shiga, JICA, Fundação Japão, Parceiros Voluntários, Banco de Alimentos de Porto Alegre, Anjos do Asfalto, DMLU, UFRGS - Departamento de Difusão Cultural, Porto Alegre Convention & Visitors Bureau e Japan Foundation São Paulo.

O Banco de Alimentos agradece a Associação do Festival do Japão RS, os milhares de DOADORES que colaboraram com alimentos, seus Voluntários incansáveis, e a todos que se envolveram para realizar o maior Festival da cultura Japonesa no Rio Grande do Sul.
 

22/08/19

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne