Voltar

Notícia

Calouros de Medicina promovem "Trote Solidário" para arrecadar a alimentos

n/d

Acontece no mês de agosto mais uma edição do Trote Solidário SIMERS, em 12 cidades gaúchas. Cerca de 500 Calouros e Veteranos de 14 faculdades de medicina arrecadarão alimentos não perecíveis em prol da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Realizado desde 2012, o Trote Solidário já arrecadou 243 toneladas de doações, o que representa 700 mil pratos de comida para quem mais precisa. O Trote Solidário é uma iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do seu Núcleo Acadêmico.

A Campanha inicia no dia 17 de agosto nas cidades de Lajeado, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul. No dia 24 de agosto, o Trote Solidário acontecerá na Região metropolitana, abrangendo Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo. A última etapa do Trote será no dia 31 de agosto, em Santa Maria, Pelotas, Uruguaiana, Ijuí e Passo Fundo.         

A ação contará com o apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), responsável pelo gerenciamento logístico dos alimentos, e da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS).

Na primeira edição de 2019, a campanha arrecadou 40.327kg de alimentos, arregimentou calouros e veteranos de 19 faculdades de Medicina do estado, e engajou doadores de 13 cidades em uma ação solidária convocada pelos futuros médicos, com o objetivo de acabar com a fome no Estado e combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários. 

No Trote Solidário Simers, os alunos também realizam doação de sangue nos hemocentros locais, nas sextas-feiras que antecedem a recolha de alimentos. A mobilização de calouros e veteranos nessa ação é de extrema importância, pois aumenta o estoque de sangue e também ajuda a conscientizar toda a sociedade.

A grande novidade dessa edição é a parceria firmada entre o Núcleo Acadêmico SIMERS, o Banco de Livros da FIERGS e curso pré-vestibular Fleming, que arrecadarão livros para doação a vestibulandos de Medicina. Até o dia 9 de setembro, haverá pontos de coleta em locais específicos da Capital e da Grande Porto Alegre: nos Bancos de Alimentos de Canoas (Rua Expedicionário, 182 - B. Nossa Sra. das Graças - Canoas), Região do Calçado (Rua Cinco de Abril, 29 - B. Rio Branco - Novo Hamburgo) e Vale dos Sinos (Rua Dr. Hilebrand, 595 - B. Rio dos Sinos - São Leopoldo); e na sede do Fleming Premed ( Av. Independência, 702 – B. Independência - Porto Alegre. O objetivo é distribuir o material recolhido (exemplares em condições adequadas para utilização, com conteúdo multidisciplinar e data de impressão de até cinco anos) para distribuição em instituições pré-vestibulares e escolas comunitárias.

14/08/19

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne