Voltar

Notícia

Natal do Bem supera expectativas

n/d

O Natal é um momento de reflexão, de união, de festas e comemorações, mas, principalmente, de fraternidade entre pessoas e familiares que se reúnem para a troca de presentes, e, também, para a ceia de Natal. Ocorre, no entanto, que nem tudo é mágico e alegre para todos, já que milhares não têm sequer o que comemorar, ou melhor, sequer têm o que comer.

Diante desta triste realidade e procurando tornar o Natal mais feliz, igualitário e fraterno, a Rede de Bancos de Alimentos RS, a RBS TV, o Jornal do Almoço e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho deram as mãos e criaram o Natal do Bem, uma corrente de solidariedade entre pessoas que tem um pouquinho a oferecer para aqueles que nada têm. E assim formou-se, há quatro anos, uma rede de felicidade onde todos podem participar.

Somente em 2018, a Campanha Natal do Bem alcançou a expressiva quantia de 447.000 quilos de alimentos arrecadados no Rio Grande do Sul!  A doação representa 1.341.000 pratos de comida na mesa dos gaúchos que mais necessitam. A iniciativa mobilizou mais de 80 municípios e incentivou a doação de alimentos aos Bancos de Alimentos e Núcleos Bancos de Alimentos locais. A 4ª edição da Campanha foi iniciada em 20 de outubro de 2018, e finalizada, no dia 06 de janeiro de 2019, levando a marca da Rede de Bancos de Alimentos para todo o Estado do Rio Grande do Sul, através do Jornal do Almoço e demais veículos do Grupo RBS.
    
A Campanha em prol da Rede de Bancos de Alimentos da FIERGS iniciou em 2015. No primeiro ano, 60 toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadados. Em 2016, 111 toneladas. Para superar a meta, em 2017, os veículos Atlântida, Diário Gaúcho, Farroupilha, Pioneiro, Rádio Gaúcha e Zero Hora passaram a integrar o projeto em conjunto com a RBS TV. Com forças redobradas, foram alcançadas 266 toneladas de alimentos.

Em 2018, além das doações de empresas, supermercados e universidades, com muita criatividade foi promovida a primeira edição da “Cavalgada do Bem”, no dia 15 de dezembro, quando o povo gaúcho pode orgulhar-se do trabalho de milhares de cavaleiros de 132 CTGs e Piquetes, que percorreram 79 municípios, recolhendo 90 toneladas de alimentos, que foram para a mesa de milhares de famílias, fazendo com que crianças, jovens, adultos e idosos pudessem ter uma ceia de Natal mais digna.

Essa mobilização do bem reuniu diversos apoiadores em todo o estado. Em Erechim, Léo Pain, o vencedor do The Voice Brasil, se juntou à causa, onde 100 cavaleiros passaram, de casa em casa, para arrecadar alimentos não perecíveis e transformar o Natal daqueles que mais precisam. Outro vencedor do reality show, desta vez na versão Kids, também entrou na campanha. O pequeno Thomas Machado participou da Cavalgada de Caxias do Sul, que terminou com festa na praça central da cidade. Joca Martins foi padrinho da ação ocorrida no Parque Harmonia, em Porto Alegre.  Ainda na Capital gaúcha, a cavalgada contagiou a Zona Sul, nos bairros Lami e Belém Novo com o Padrinho Elton Saldanha. Em Passo Fundo, os alimentos foram recolhidos à moda antiga: em malas de garupa. Em Cruz Alta, os cavaleiros se dividiram em grupos para se espalhar pelo município. 

A Cavalgada do Bem uniu e imantou a sociedade em prol da solidariedade, demonstrando o verdadeiro espírito gaúcho de Natal. “A Cavalgada do Bem protagonizou uma demonstração de fraternidade jamais vista em nosso estado, unindo milhares de cavaleiros e seus familiares de CTGs e Piquetes de mais de 70 municípios do Rio Grande do Sul. Foi uma ação de total entrega e amor ao próximo, quando, sob forte calor e chuva, percorreram milhares de quilômetros e, de casa em casa, recolheram 90 toneladas de alimentos. Estes milhares de gaúchos e gaúchas, lindamente pilchados, com seus cavalos, carroças, orgulhosos de suas tradições coloriram as estradas e avenidas de suas cidades”, destaca Paulo Renê Bernhard – Presidente da Rede de Bancos de Alimentos do RS. 

O Natal do Bem mobilizou milhares de pessoas, que além de doar alimentos, deixaram recadinhos de Natal, mensagens de carinho e reflexão, que foram lidas durante todos os dias da Campanha no Jornal do Almoço. Diversas ações do Natal do Bem foram realizadas no Rio Grande do Sul, em praças públicas, eventos municipais, praias e em rodeios. Empresas, Marinha, Exército, Clubes de Rotary e Lions, Escoteiros, Universidades, e milhares de voluntários se juntaram a mais fraterna Campanha de Natal já vista pelos gaúchos.  

Em quatro anos de parceria, 884 toneladas de alimentos foram doados através do Natal do Bem, beneficiando milhões de pessoas atendidas em 900 entidades beneficiadas. Essa quantia de alimentos representa 2.652.000 refeições, mas também a esperança e o verdadeiro espirito de solidariedade do nosso povo gaúcho. 
   

04/01/19

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne