Voltar

Notícia

Banco de Alimentos arrecada 14 toneladas no 7ºFestival do Japão 

n/d
    
O maior evento da cultura japonesa do Rio Grande do Sul, o 7º Festival do Japão RS, comemorou os 110 anos da imigração japonesa no Brasil com muita solidariedade! Foram arrecadados 14.126 kg de alimentos, doados ao Banco de Alimentos de Porto Alegre. O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto, na Academia da Polícia Militar, reunindo milhares de pessoas.
    
O Banco de Alimentos contou com a participação de dezenas de voluntários do Escotismo, Rotary, Lions e Festival do Japão, que não mediram esforços para captar alimentos nos dois dias de evento. No terceiro ano da parceria, as arrecadações superaram a meta estabelecida. Foram mais de 14 toneladas arrecadadas, o que representa cerca de 35.000 refeições, que beneficiarão bebês, crianças, adultos e idosos atendidos em 312 entidades beneficiadas pelo Banco de Alimentos.  
    
O Festival do Japão RS foi produzido por uma comissão composta por voluntários da Associação do Festival do Japão RS, além da participação de cerca de 80 voluntários nos dias do evento que trabalharam em conjunto para a sua realização. 
    
O evento destacou a experiência da cultura japonesa ao público com atrações típicas de danças, canto, tambores, taikô, artes marciais, karaokê, exposições e oficinas, além de salas temáticas com bonsai, shodô, origami e jogos. O Festival contou com praça de alimentação que proporcionou a experiência do paladar japonês aos frequentadores, com a variedade da culinária japonesa. 
    
O Anime Buzz, maior evento de anime do Sul do Brasil foi realizado simultaneamente com o Festival do Japão de 2018. Foram dois dias de muita diversão com concursos de cosplay, campeonatos de videogame, shows de dança, exposições, e muita música.
    
A cada dez anos, a comunidade nipo-brasileira celebra, desde 1958, a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, quando o navio Kasato Maru atracou em Santos, trazendo 781 japoneses para as fazendas de café paulistas, em 18 de junho de 1908. No ano comemorativo, todo o Brasil manifesta sua gratidão pela terra acolhida com celebrações, por esse motivo a temática do 7º Festival do Japão no Rio Grande do Sul foi os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. 
    
Em dados mais recentes, o Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, somando mais de 1,9 milhão de japoneses e descendentes até da quinta geração. Apesar dos grandes desafios enfrentados, os imigrantes japoneses superaram e prosperaram contribuindo para o desenvolvimento econômico-social em diversos estados brasileiros; destaque o sudeste brasileiro São Paulo e Paraná onde há maior concentração de japoneses. No estado do Rio Grande do Sul a comunidade japonesa é modesta com estimativa de 5 mil habitantes nas principais regiões como Porto Alegre, Gravataí, Ivoti, Itati, Santa Maria e Pelotas.

21/08/18

Apoiadores:

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne