Voltar

Notícia

Trote Solidário SIMERS deverá ultrapassar 30 toneladas

n/d

No último sábado (10), estudantes de 11 universidades de sete cidades realizaram o Trote Solidário SIMERS, arrecadando 21.442 quilos de alimentos em prol das entidades beneficiadas pela Rede de Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. Nos próximos finais de semana, o Trote Solidário acontece em mais quatro cidades gaúchas, e a estimativa, é que ultrapasse 30 toneladas de doações. A parceria firmada em 2012, já angariou 160 toneladas aos Bancos de Alimentos do Estado.

O Trote Solidário, realizado pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS-SIMERS), possibilita que calouros e veteranos de Medicina interajam em um ambiente solidário, onde a missão é unir forças para arrecadar alimentos para cerca de 850 entidades carentes atendidas pelos Bancos de Alimentos, e assim, minimizar a fome daqueles que mais precisam. Esse é um exemplo de como a recepção aos calouros pode se transformar em um verdadeiro gesto de solidariedade nas universidades.

Centenas de calouros e veteranos de Medicina das universidades UFCSPA, UFRGS, PUCRS, Ulbra, Univates, UCS, UPF, IMED, UFFS, Feevale e Unisinos participaram do Trote Solidário, arrecadando alimentos nas cidades de Porto Alegre (10.292 quilos arrecadados), Canoas (715 quilos arrecadados), Lajeado (3.510 quilos arrecadados), Caxias do Sul (750 quilos arrecadados), Passo Fundo (4.000 quilos arrecadados), Novo Hamburgo (1.064 quilos arrecadados) e São Leopoldo (1.111 quilos arrecadados). Para a realização da ação, o Trote Solidário conta com a parceria da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e de mais de 50 supermercados no Rio Grande do Sul.  

A logística dos alimentos arrecadados é realizada com presteza pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS). Em Porto Alegre, a logística das doações foi realizada pelas transportadoras MIROLOG e TROCA Transportes.  

No Trote Solidário SIMERS, os alunos também realizam doação de sangue nos hemocentros locais, nas sextas-feiras que antecedem a recolha de alimentos. A mobilização de calouros e veteranos é de extrema importância, pois aumenta o estoque de sangue e também ajuda a conscientizar toda a sociedade.

A Rede de Bancos de Alimentos RS é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, criada no Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul(FIERGS). Os Bancos de Alimentos atuam como gerenciadores de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos. Em dezessete anos, os Bancos de Alimentos associados à Rede de Bancos de Alimentos RS já arrecadaram e distribuíram mais de 40 milhões de quilos de alimentos. 

As próximas arrecadações de alimentos do Trote solidário acontecem nas cidades de Santa Maria (17/03), Uruguaiana (17/03), Rio Grande (24/03) e Pelotas (24/03 e 14/04).

15/03/18

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne