Voltar

Notícia

Santa Maria é presenteada com Banco de Alimentos nesse Natal

n/d
    
Santa Maria ganhou na quarta-feira (20), um presente de Natal que buscará beneficiar a população carente “o primeiro Banco de Alimentos da cidade”. A inauguração da sede, situada na Rua Valdir Costa da Silva, nº564, no Bairro Uberlândia, aconteceu ás 9h, com bênção do Padre Enio José Rigo. 
    
Diversas lideranças santa-marienses e a sociedade estão envolvidas nessa iniciativa. A sede do Banco de Alimentos foi gentilmente cedida pela Prefeitura Municipal de Santa Maria e o Banco conta com especial apoio da Família Fração, UFSM, Rotary, Lions, Sest/Senat, importantes grupos empresariais e personalidades atuantes na área de responsabilidade social da cidade. O Banco de Alimentos de Santa Maria é liderado por Adão José Figheira, Presidente do Conselho de Administração; Antônio César Ferreira, Presidente da Diretoria Executiva; e Anselmo José Mortari, Presidente do Conselho Fiscal. 
    
Em Santa Maria, a equipe já arrecadou 3,2 toneladas e distribuiu 1,5. No momento 45 entidades estão credenciadas junto ao banco, elas passarão por uma triagem para avaliar a necessidade de cada uma para depois fazer as doações. 
    
O Banco de Alimentos é uma organização da sociedade civil de interesse público, que atua como um gerenciador de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos para entidades beneficentes. Os alimentos doados são coletados nos locais e dias indicados pelos doadores. Em seguida, as doações são armazenadas na Sede. Neste local, nutricionistas e funcionários analisam e determinam quais os tipos de alimentos necessários para as instituições, conforme as quantidades e valores nutricionais ideais para suprir suas necessidades. Posteriormente, ocorre a distribuição qualificada dos alimentos, entregues gratuitamente para as entidades previamente cadastradas (creches, escolas, asilos, lares de excepcionais, associações de bairros, entre outras), as quais também recebem treinamento de segurança alimentar, higiene, e aproveitamento adequado dos alimentos. 
    
O Banco de Alimentos de Santa Maria integra a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, entidade gaúcha que tem como objetivo apoiar e estimular a criação de novos Bancos de Alimentos no Brasil. Os Bancos integrantes da Rede atendem hoje a 800 entidades beneficentes, distribuindo cerca de 400 toneladas de alimentos, todos os meses.
 

22/12/17

Apoiadores:

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne