Voltar

Notícia

Encontro para a construção da Rede Brasileira de Banco de Alimentos

n/dn/d
 
Para fortalecer o trabalho dos Bancos de Alimentos, o Ministério do Desenvolvimento Social-MDS, junto com a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul e SESC, promoveram discussões para a construção de uma Rede Brasileira de Banco de Alimentos. O evento ocorreu nos dia 10 e 11 de junho e contou com aproximadamente 100 pessoas nas instalações da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, em Porto Alegre com representantes dos Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
 
A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, Paulo Renê Bernhard, que saudou os convidados e os Bancos de Alimentos presentes. Participaram do encontro 18 Bancos de Alimentos associados à Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, e Bancos de Alimentos do Paraná e Santa Catarina. 
 
O Vice-presidente do Banco de Alimentos de Porto Alegre, Antônio Parissi, falou dos trabalhos desenvolvidos pelos Bancos de Alimentos associados à Rede Gaúcha, que beneficiam atualmente 800 instituições, doando mais de 4 milhões de quilos de alimentos ao ano. Parissi finalizou a palestra apresentando o vídeo institucional do Banco de Alimentos de Porto Alegre, o qual destaca as principais ações e programas de Nutrição do Banco de Alimentos.
 
Marcelo Henrique Correia Bezerra, Analista de Equipamentos Públicos do MDS dirigiu os trabalhos da mesa diretiva.
 
Ana Cristina Barros, Coordenadora do Mesa Brasil Nacional, apresentou o Projeto e seus resultados ao público. Entre os resultados obtidos com o Mesa Brasil, encontram-se a redução de perdas dos alimentos doados, a complementação de refeições, a educação alimentar e nutricional da população, o fomento do voluntariado, entre outros importantes efeitos obtidos com o Projeto.
 
Gisele Garcia, Coordenadora de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, palestrou sobre os desafios na estruturação de Redes, apresentando formatos de construção e o vídeo “Matrix”, do TED-SP para reflexão do grupo. Gisele também falou da qualificação da Rede de Bancos de Alimentos e a importância do seu monitoramento.
 
Clarice Soares Carvalhosa, Doutoranda do Programa de Estudos Pós Graduados em Políticas Sociais da Universidade Federal Fluminense, retratou a história dos Bancos de Alimentos no País, fazendo uma reflexão sobre os Bancos de Alimentos no Brasil e a população beneficiária que recebe esses alimentos, ressaltando a alimentação como um direito de todos.
 
Nos dia 10 e 11, também ocorreram oficinas com o público participante, para o planejamento estratégico das ações de Bancos de Alimentos no período 2016-2019. O momento de interação permitiu ao público construir novas idéias que beneficiarão a construção da Rede Brasileira. Em todo o país, já existem 105 Bancos da iniciativa privada e 109 Bancos financiados pelo MDS.
 

03/07/15

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne