Voltar

Notícia

Banco de Alimentos e Banco de Livros vencem o Prêmio Top Cidadania ABRH 2014

n/d
 
Porto Alegre, 17 de setembro de 2014 - O Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul e o Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais receberão o Prêmio Top Cidadania ABRH-RS 2014, Categoria Instituições Sem Fins Lucrativos, um dos mais importantes reconhecimentos gaúchos nas áreas de gestão de pessoas e cidadania. A Cerimônia de Premiação ocorrerá no dia 1º de outubro, no Grêmio Náutico União (Sede Alto Petrópolis), em Porto Alegre.
 
O Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, criado há 13 anos no Conselho de Responsabilidade Social e Cidadania da FIERGS, já arrecadou e distribuiu 24 milhões de quilos de alimentos para entidades carentes. Além da doação de alimentos, desenvolve cinco Projetos de Nutrição e segurança alimentar realizados por nutricionistas e estagiários de nutrição. Os Projetos “Nutrindo o Amanhã” e “Oficina do Sabor”, desenvolvidos no Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, têm como objetivos a promoção de saúde, a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida dos usuários que recebem alimentos doados pelo Banco de Alimentos. Os resultados destas ações se refletem na melhoria dos hábitos alimentares das crianças e adolescentes nas 113 Instituições atendidas. A avaliação nutricional de 10.188 crianças e adolescentes permitiu a identificação do diagnóstico nutricional e o planejamento e execução de 790 intervenções nutricionais/dinâmicas de educação alimentar e 156 oficinas culinárias, desenvolvidas por 267 acadêmicos dos Cursos de Nutrição e Gastronomia que atuaram nos Projetos.
 
O Banco de Livros tem como missão fazer o conhecimento circular e chegar até as pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social e que historicamente não tiveram o acesso a literatura e leitura como fonte de conhecimento para o desenvolvimento da cidadania. Em cinco anos de atuação, o Banco de Livros já doou 192.095 livros para 255 entidades beneficiadas nos Estados do Rio Grande do Sul (95% das doações) e Santa Catarina (5% das doações). Cerca de 85% das instituições beneficiadas receberam além dos livros computadores, mesas, cadeiras, estantes, tapetes, almofadas e cortinas para a montagem do espaço de leitura. Um dos Projetos de maior destaque do Banco de Livros é Passaporte para o Futuro, que instalou bibliotecas em todos os Presídios do Rio Grande do Sul. Para atuação nos espaços de leitura, o Banco de Livros capacitou 97 motivadores de leitura, para atuarem como organizadores e dinamizadores destes espaços. 
 
As premiações Top Ser Humano e Top Cidadania, da ABRH-RS, evidenciam e reconhecem as empresas e instituições que se destacam por suas práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento humano e responsabilidade social. Seis instituições receberão o Top Cidadania 2014. Além do Banco de Alimentos e Banco de Livros, também serão agraciadas: Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul, Hospital Moinhos de Vento, SESI/RS e Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.
 
Estarão na cerimônia representando os Bancos de Alimentos e de Livros os senhores Jorge Luiz Buneder, Coordenador do Conselho de Responsabilidade Social e Cidadania da FIERGS e Presidente do Conselho de Administração da Fundação dos Bancos Sociais; Paulo Renê Bernhard, Diretor Superintendente da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais; Waldir da Silveira, Presidente do Banco de Livros; Antônio Parissi, Presidente do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul; a Diretora Técnica do Banco de Alimentos Denise Ziegler; a Diretora do Banco de Alimentos, Denise Zaffari; a Nutricionista Chefe do Banco de Alimentos, Adriana Lockmann; a Bibliotecária do Banco de Livros Neli Miotto; diretores e colaboradores dos Bancos Sociais.
 
Em 2013, a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais conquistou o mais importante prêmio de gestão de pessoas da América Latina, quando foi agraciada pela ABRH-Nacional com o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2013, Categoria Prata, na Modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social - Organizações do Terceiro Setor, durante cerimônia ocorrida no dia 20 de agosto de 2013, em São Paulo.
 
 
Principais Reconhecimentos conquistados pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais
Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2013
Medalha de Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa RS
Top Cidadania-ABRH-RS
Prêmio Internacional Green Project Awards- INT/MCTI
Troféu Cultura Econômica-Jornal do Comércio
Troféu Amigo do Livro-Câmara Rio-grandense do Livro
Prêmio ARF/Ministério Público
Troféu Destaque de Responsabilidade Social-Assembléia Legislativa
Prêmio de Responsabilidade Social-Assembléia Legislativa RS
Prêmio Sinepe-RS
Medalha de Porto Alegre (Prefeitura Municipal)
Prêmio Líderes e Vencedores (Assembléia Legislativa e Federasul)
Prêmio Destaque Comunitário (Câmara de Vereadores de Porto Alegre)
Medalha de 80 anos Instituição Beneficente Coronel Massot
Certificação Tecnologia Social pelo Banco do Brasil
Distinção Rotária do Rio Grande do Sul
Distinção Lions do Rio Grande do Sul, 
Prêmio Destaque Comunitário (Rede Pampa de Televisão)
Prêmio Destaque Comunitário SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural)
Prêmio Associação de Criadores de Gado do Rio Grande do Sul
Prêmio Rotary Clube Lindóia Passo da Areia
 

17/09/14

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne