Voltar

Notícia

Sábado Solidário contará com a participação de 900 calouros e veteranos de medicina

 
n/d
Mais de 900 calouros e veteranos de nove faculdades de medicina do Rio Grande do Sul participarão do Sábado Solidário, arrecadando alimentos em supermercados e destinando aos Bancos de Alimentos do Estado. No dia 15 de março, acontecerá a primeira edição da Campanha Sábado Solidário de 2014, em Porto Alegre e Caxias do Sul. Em Passo Fundo, a Campanha ocorre no dia 22 de março, em Pelotas no dia 29 de março e em Rio Grande no dia 12 de abril. A campanha também conta com a participação de voluntários de Clubes de Rotary e Lions, Grupos de Escotismo e empresários.
 
O Trote Solidário é uma atividade organizada pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do RS (SIMERS) em parceria com a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Esse é um exemplo de como a recepção aos calouros pode se transformar num verdadeiro gesto de solidariedade nas universidades. Na última edição da ação, ocorrida em 2013, foram arrecadadas 10,5 toneladas de alimentos no Sábado Solidário, o que representa 26.250 de refeições.
 
A logística dos alimentos será realizada pelas Transportadoras Associados ao Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS). As Associadas transportarão os alimentos arrecadados dos supermercados para os Banco de Alimentos, onde os gêneros alimentícios serão classificados, armazenados, montados em kits e posteriormente entregues pelas transportadoras ás 500 entidades beneficiadas, tais como creches, asilos, associações comunitárias, casas de excepcionais, entre outras.
 
A Campanha Sábado Solidário foi criada há uma década pela Rede de Bancos de Alimentos e ocorre uma vez por mês, nos principais supermercados de 18 cidades gaúchas. O Banco de Alimentos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua como um gerenciador de desperdícios, administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos. Em treze anos, os Bancos de Alimentos já arrecadaram e distribuíram 24 milhões de quilos de alimentos no Rio Grande do Sul.
 
 
 
 

14/03/14

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne